logo-playkidsapp
Fun Friday PlayKids - A diversão tá ON e o preço tá OFF! 17% OFF no plano anual

Hora de dormir: músicas de ninar para crianças

por | nov 13, 2021

Músicas de ninar para crianças são importantes não só para embalar o sono. Além disso, elas podem gerar uma série de benefícios que muitos pais sequer imaginam. Existem estudos que apontam a associação da música com a liberação de hormônios que são benéficos para o ser humano. Pensando na educação infantil, este é um tema que merece atenção.

Leia mais:
7 dicas para pais de primeira viagem
Por que limitar o tempo de tela das crianças?
Conteúdo infantil adequado para cada idade

É sobre isso que se trata esse texto. Saiba mais sobre músicas de ninar para crianças e como fazer uso delas para encantar e também estimular o aprendizado infantil.

A música e o ser humano

A música, por si só, já é muito importante para qualquer pessoa. Isso porque ela tem a capacidade de mexer com o imaginário e se conectar ao inconsciente.

Basta entender como ela atua na vida mesmo do adulto, sendo capaz de acalmar ou gerar estímulo. Não por acaso, estudos já identificam a liberação de dopamina relacionada ao consumo desse tipo de arte. Vale lembrar que a dopamina é responsável pela sensação de bem-estar. Ela é útil, inclusive, no tratamento de problemas de saúde como depressão e estresse.

No caso de músicas de ninar para crianças, elas podem, sim, melhorar a qualidade do sono, quando adequadas para cada idade.

O segredo está na seleção do conteúdo que, claro, deve estar de acordo com cada faixa etária. É nesse sentido que as canções de ninar precisam ser entendidas.

As músicas de ninar para crianças e seu efeito

As canções de ninar são músicas infantis populares, com forte apelo ao folclore de uma região. Elas servem para educar e para acalmar as crianças. No geral, representam uma forma delicada de lidar com elementos que podem assustar os bebês. Além disso, permitem que, aos poucos, eles comecem a assimilar a cultura ao redor.

É por esse motivo que muitas dessas músicas de ninar para crianças são transmitidas oralmente, de mãe/pai para os filhos. Sem que se perceba, elas ajudam na inserção social de indivíduos ainda totalmente despreparados para o mundo.

Esse tipo de música costuma estar ligada à construção da identidade da criança e ao afeto. Elas ajudam a formar laços seguros, uma vez que lidam com medos das crianças, deixando-as mais tranquilas em relação às outras pessoas e ao mundo. Na essência, canções de ninar ajudam a construir um ciclo positivo onde existe o autocuidado e o afeto.

Benefícios para a saúde das crianças

A música é excelente para induzir ao movimento. Perceba como os bebês vão aos poucos sincronizando seu ritmo de acordo com sons que ouvem. Também em relação à comunicação, as canções são úteis porque propõem novas possibilidades para a organização das ideias.

Isso acontece porque elas apresentam tempos e cadências que são diferentes da fala. Para crianças um pouco maiores e até para adultos, o acesso a determinadas canções pode significar ganho de repertório. Mais ainda: a música fortalece a memória, estimulando novas conexões cerebrais.

Um aspecto fundamental é a capacidade da música de gerar vínculos. Aqui, fica evidente o quanto ela é importante na relação entre mães e filhos. A mãe, quando canta músicas de ninar para crianças, consegue fazer o filho memorizar sua voz, criando uma relação mais forte entre eles.

Mesmo para lidar com a dor, a música é útil, já que ela permite que a pessoa mude o foco e se distraia um pouco. É assim que ela promove o relaxamento e o combate ao estresse.

A música de uma maneira geral e seus efeitos

A música clássica nos traz uma série de exemplos de obras-primas. Nelas , fica claro como o impacto nas pessoas gera estímulos. Clássicos como Bach, Chopin e Tsjaikovski, por exemplo, são usados profissionalmente na terapia do sono, na qual a ideia é induzir a pessoa a relaxar mais rápido.

No geral, canções podem ter efeito estimulante ou relaxante. Quando elas trazem um som mais grave e lento, por exemplo, a tendência é que ajudem a pessoa a se desligar de suas preocupações. Isso tem o poder de, entre outros, combater a insônia e facilitar o sono. Já quando os sons são animados, acelerados e dotados de maior energia, eles são úteis para ajudar a acordar e despertar o indivíduo.

Em resumo, do ponto de vista prático, a presença da música na vida de uma pessoa pode ser fundamental para que ela viva com equilíbrio.

Como lidar com músicas de ninar para crianças

Ainda que esse tipo de música esteja associada à tradição oral, hoje já se sabe muito sobre seu potencial benéfico. Por isso, vale a pena recorrer a composições criadas especificamente para acalmar e dar uma orientação qualificada para a criança.

É nesse sentido que os aplicativos para celular precisam ser considerados. Em especial, os desenvolvidos por especialistas. Com eles, é possível lidar com uma quantidade adequada de temas que podem ser assimilados de acordo com a idade da criança.

Assim você consegue ter a garantia de que está agindo em função daquilo que é tido como indicado para o seu bebê. Aplicativos mais qualificados dão acesso a músicas de ninar para crianças dos mais diferentes tipos. Sempre com a qualidade e adequação necessárias.

O PlayKids App

Com o PlayKids App, você tem acesso a músicas de ninar dos mais variados tipos. Dentro da plataforma, é possível conferir uma quantidade enorme de canções que auxiliam você a embalar o sono infantil. E, além disso, a criar um vínculo mais harmonioso com seu filho e muito mais.

Isso tudo a partir de um trabalho desenvolvido por especialistas. Na prática, o que o PlayKids App oferece é a possibilidade de você contar com mais esse recurso. Simplifique sua vida e ainda garanta a total compatibilidade com aquilo que é tido como adequado para cada idade.

Vale lembrar que essa exposição a conteúdos precisa ser planejada. E é isso o que o aplicativo te oferece.

Para ter uma prévia do que você encontra no app, disponibilizamos uma playlist no Spotify, com uma seleção de canções de ninar.

Na hora de brincar, de aprender e de pausar: o PlayKids App é um aplicativo infantil que traz conteúdos selecionados por especialistas, garantindo diversão, segurança e grandes aprendizados. Clique aqui e conheça agora mesmo!

Categoria:
Crianças
Escrito por Equipe do Blog PlayKids

Escrito por Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.

Nossas Redes Sociais

Mais lidas

Conheça o PlayKids

O que é PlayKids App?
Qual a importância dos aplicativos educacionais?
Você sabe como funciona o PlayKids?
Saiba como assinar PlayKids
Ebook Original PlayKids

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × um =

Mais Posts
Como criar uma rede de apoio?

Como criar uma rede de apoio?

Você sabe como criar uma rede de apoio? Essa é uma tarefa fundamental para os pais. Isso porque é ideal que eles tenham ajuda de um grupo de pessoas com quem contar. Contudo, ter uma rede de apoio nem sempre é tão simples. Leia mais: Por que criar crianças...

Ei, quer receber nossas
novidades toda semana?

E-mail cadastrado com sucesso!

Pin It on Pinterest