logo-playkidsapp
banner_header

Um bate-papo sobre podcast para crianças

por | mar 17, 2021

E aí, você já ouviu um podcast enquanto estava cozinhando, indo ao trabalho, ou aguardando para ser atendido no médico? Sabia que também existe podcast para crianças? É isso mesmo!

Podcasts são conteúdos focados no áudio, sem recursos visuais, como se fossem os programas de rádio, mas são gravados (e não feitos ao vivo).

Os primeiros Podcasts começaram a aparecer no Brasil por volta de 2004 e 2005.  Hoje esse tipo de conteúdo vem se popularizando e ganhando força, principalmente por sua praticidade. Geralmente tratam-se de entrevistas, bate-papos ou monólogos falando sobre um tema específico. Atualmente já existem muitos podcasts diferentes, que abordam assuntos diversos, desde notícias e entretenimento, até maternidade e autoconhecimento.

Podcast para crianças: atenção auditiva e imaginação!

Como conteúdo infantil, os podcasts são ótimos recursos para trabalhar a concentração no momento presente, atenção auditiva e imaginação. O formato também contribui para a criança se acalmar.

No PlayKids tem uma seleção de podcasts para crianças! Os conteúdos são ótimos para estimular a criatividade e a imaginação através de histórias contadas, principalmente por não terem conteúdo visual. Além disso, alguns outros conteúdos também são focados em meditação guiada infantil.

Conversamos com Gustavo Goldschmidt, CEO da Superplayer & Co, que produz o podcast infantil Imagina Só, sobre a produção de podcast para crianças. Nesse bate-papo buscamos entender os benefícios e também algumas dicas sobre como apresentar e introduzir as crianças à esse tipo de conteúdo. Confira:

PlayKids: Quais são os benefícios para as crianças ao ouvir um podcast?

Gustavo: Um dos principais benefícios é o próprio estímulo ao sentido da audição, incentivando a criança a se concentrar no som. Quem pratica meditação sabe o benefício de desenvolver esta habilidade. Adicionalmente, por não ter o apoio visual, deixamos a criança livre para imaginar os personagens e aquele mundo que estamos descrevendo da sua própria forma. Isso é legal, pois desenvolve a imaginação e, em consequência, a criatividade. No mundo moderno, em que cada vez mais o trabalho repetitivo vem sendo automatizado, a criatividade e a empatia tornam-se uma competências fundamentais para os seres humanos.

PlayKids: As histórias no podcast Imagina Só contam como uma atmosfera imersiva, que torna a experiência muito legal! Como são feitos esses episódios?

Gustavo: Iniciamos sempre pela mensagem que queremos transmitir e a partir daí criamos novas histórias ou buscamos algum clássico alinhado com esta mensagem. Dessa forma, começamos a pensar no ambiente em que aquela história irá se passar e nos personagens que a protagonizarão. Quando fazemos esta concepção já imaginamos a ambientação sonora que estes elementos trarão a história. Muitas vezes colocamos elementos com sons característicos propositalmente para estimular que as crianças os reconheçam.

Uma vez redigida a história, é hora de trabalhar a voz de cada personagem. É importante que o tom da comunicação, o timbre da voz e até mesmo o sotaque transmitam a personalidade adequada de cada personagem. 

Um dos diferenciais do Imagina Só é que são atores que fazem os personagens, o que auxilia muito o aspecto imersivo e lúdico do podcast.

Após gravadas todas as locuções, entra em ação o nosso engenheiro de som. Logo, ele é o responsável por juntar todo conteúdo gravado e criar os efeitos sonoros que compõem cada história. O toque final vem com a direção musical, que escolhe as trilhas que melhor ambientam cada “cena” do podcast.

PlayKids: Qual a melhor forma de iniciar a prática de ouvir histórias em áudio com as crianças? Algumas crianças podem apresentar dificuldade em se concentrar nas primeiras vezes, você pode dar algumas dicas para esse processo?

Gustavo: Muitas crianças têm dificuldade de prestar atenção em um conteúdo exclusivamente de áudio em um primeiro momento. Dessa forma, nossa dica é colocar o podcast para elas em momentos de mais tranquilidade ou menos distrações, por exemplo, na hora de dormir, ou num passeio de carro. Nesse sentido, alguns pais gostam de ouvir as histórias e depois discuti-las com as crianças, reforçando a moral. Achamos isso lindo!

Aos poucos as crianças vão aprendendo a se concentrar e prestar atenção no som sozinhas. Portanto, esta é uma grande evolução para elas. Hoje temos vários ouvintes que pegam seus fones de ouvido e vão re-ouvir suas historinhas favoritas! É claro que isso só é possível em ambientes digitais totalmente seguros, como o PlayKids.

PlayKids: Pode contar um pouco sobre o crescimento desse mercado de podcasts? E como surgiu a ideia de produzir conteúdo infantil?

Gustavo: O crescimento do mercado de podcasts é uma tendência mundial. Nos EUA, um quarto da população já ouve podcasts diariamente. O Brasil está caminhando para o mesmo rumo. Isso acontece, pois as pessoas estão buscando otimizar seu tempo, utilizando os tempos mortos, de deslocamento ou tarefas domésticas, para se informar ou aprender algo novo. O formato de áudio possibilita isto.

A ideia de trabalhar com conteúdo infantil surgiu pela nossa vontade de criar um mundo lúdico, que explorasse todo potencial do som, para estimular a imaginação das crianças. Afinal, acreditamos muito no poder de boas histórias para transmitir mensagens e valores importantes para as crianças e vemos no podcast um veículo muito legal para isso.

E agora, que tal ouvir algumas histórias com o pequeno? 

Acesse o vagão de Podcast no PlayKids e conheça os conteúdos disponíveis!

Leia mais:

Escrito por Maisa Amstalden

Cientista social, especializada em licenciatura. Apaixonada por cultura, desenhos e filmes. Acredita na importância de estimular a criatividade e o contato com a arte na infância. Faz parte da Equipe de Conteúdo Digital do PlayKids.

Mais lidas

Conheça o PlayKids

O que é PlayKids App?
Qual a importância dos aplicativos educacionais?
Você sabe como funciona o PlayKids?
Saiba como assinar PlayKids

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − dois =

Mais Posts

Ei, quer receber nossas
novidades toda semana?

E-mail cadastrado com sucesso!

Pin It on Pinterest