logo-playkidsapp
Fun Friday PlayKids - A diversão tá ON e o preço tá OFF! 17% OFF no plano anual

Como falar sobre cultura indígena com as crianças?

por | nov 2, 2021

A cultura indígena é um tema comum na educação infantil. Porém, muitas vezes, a figura do indígena é colocada como um personagem de desenho, de forma desrespeitosa. E, nessas ocasiões, as questões culturais são deixadas de lado e dão espaço para estereótipos.

Leia mais:
5 dicas de meditação guiada para crianças
Inglês para crianças: como estimular o aprendizado em casa
Como falar de sustentabilidade para crianças?

Afinal, existe uma maneira certa de falar de cultura indígena com crianças? Existe: baseando a conversa em respeito à diversidade, aos direitos e à contribuição dos indígenas para a sociedade.

É importante ensinar as crianças a respeitarem a todos, qualquer que seja a etnia, nacionalidade, etc. Mas, para que isso seja aplicado na vida real, é essencial que as crianças tenham contato com essas culturas.

Como fazer isso na prática? Confira algumas ideias abaixo:

Fale da cultura indígena por meio de jogos

Muitos dos jogos populares da infância brasileira tiveram origem na cultura indígena. Dois bons exemplos disso são o jogo de peteca e o cabo de guerra. São jogos simples, que todas as crianças conhecem e são fáceis de fazer em casa!

Mas você também pode buscar por jogos mais específicos. O jogo da onça, por exemplo, é originalmente jogado no chão, com os jogadores fazendo a parte das peças. Porém, hoje em dia, ele pode ser encontrado como um jogo de tabuleiro.

Na mesma linha, você pode buscar atividades típicas de povos indígenas para fazer em casa. Por exemplo, a criação de tintas e pigmentos por meio de plantas. Essa é uma atividade simples de fazer, e tem o selo de aprovação das crianças, que adoram pintar.

É sempre uma boa ideia introduzir uma nova cultura por meio de brincadeiras para as crianças. Elas aprendem de forma interativa e divertida, levando essas lições por toda a vida.

Conte lendas e histórias

Uma das maiores tradições que ainda preservamos dos povos indígenas é a contação de histórias. Eles são notórios pelas lendas sobre a criação do mundo, das árvores, dos animais e todos os elementos da natureza. E qual criança não gosta de ouvir histórias assim?

Busque lendas indígenas brasileiras para contar aos seus filhos. Talvez eles já conheçam algumas histórias da escola e, se for o caso, peça para que eles também contem essas lendas.

Outra ideia valiosa é buscar livros de autores indígenas. Assim, as crianças entram em contato com a cultura indígena diretamente, valorizando os autores que escrevem essas histórias.

Mais uma dica: ao contar essas histórias, você pode falar de palavras com origem indígena. Muitas crianças conhecem palavras indígenas, mas não sabem de onde elas vieram. Faça essa pesquisa com seus filhos.

Apresente músicas e danças indígenas

Assim como em todas as culturas, a música é uma parte importante da cultura indígena. Música é uma maneira comum de expressar seus sentimentos e sua história, seja através da melodia ou das letras. Sendo assim, levar o conhecimento da música indígena para seu filho é uma maneira de mostrar a cultura em primeira mão.

Tente fugir de estereótipos e números musicais de grandes filmes. Em vez disso, busque na internet páginas de pessoas indígenas em redes sociais. Muitas delas cantam, tocam e dançam músicas tradicionais.

Incentive as crianças a entender do que a música se trata, mas também a descrever os sentimentos que a música traz. Assim, eles podem sentir mais conexão com a música, mesmo que ainda conheçam pouco da cultura.

Fale sobre a diversidade dos povos indígenas

Quando crianças aprendem sobre povos indígenas na escola, sempre dá a impressão de que se fala de pessoas que viveram a mais de 500 anos. Normalmente, se fala de apenas um povo, e dos costumes que eles tinham durante a colonização portuguesa no Brasil.

Porém, pouco se fala dos povos indígenas que existem hoje no país. Quais idiomas eles falam? Que tipo de costumes têm? Que músicas cantam, dançam e escutam? Como é a arte que eles produzem?

Aqui também vale a dica de buscar as respostas para essas perguntas na internet. É fácil encontrar fotos, vídeos e depoimentos de pessoas indígenas que vivem nos tempos atuais. Isso vai ajudar a romper com a ideia de que existe um só tipo de povo indígena.

Isso também vale para quebrar estereótipos que dizem que todas as pessoas indígenas vivem em tribos isoladas, sem contato com a tecnologia e outras comodidades. Muitas pessoas que cresceram nessas comunidades convivem em cidades grandes, se formaram em universidades renomadas, utilizam tecnologias o tempo todo, etc. Encontrar depoimentos dessas pessoas também faz muita diferença.

Apresente desenhos e filmes sobre o assunto

Sabemos que desenhos e filmes são fantasias. Porém, isso não quer dizer que não podemos usar isso como ponto de partida para falar sobre a cultura indígena. Mesmo que o desenho ou filme expresse algo que não é correto, você pode usar essa oportunidade para corrigir.

Muitas vezes, no entanto, acabamos mostrando animações de outros países para as crianças. Não há problemas nisso, mas esses desenhos raramente refletem as histórias indígenas do Brasil. Por isso, que tal apresentar um desenho sobre indígenas brasileiros?

Tainá e os Guardiões da Amazônia

Inspirado na trilogia cinematográfica de sucesso, em 2019 foi lançado o desenho Tainá e os Guardiões da Amazônia. Ele tem 26 episódios, é feito em formato 3D e conta a história de Tainá e seus amigos. 

Na trama, todos eles vivem no alto da Grande Árvore, a mãe de todas as árvores. Quando os animais correm perigo, eles pedem ajuda a Tainá, transmitindo o pedido uns para os outros até chegar nela. Então, Tainá e sua poderosa Flecha Azul começam uma aventura para salvar os animais.

O desenho é muito bem-humorado, cheio de mensagens positivas e com lições importantes sobre o meio ambiente. Além disso, não faltam oportunidades para aprender mais sobre as culturas indígenas. As crianças podem até aprender algumas palavras em idiomas indígenas enquanto assistem Tainá protegendo sua floresta.

Aprender sobre cultura indígena, assim como qualquer outra cultura, não é uma receita de bolo. Existem muitos caminhos diferentes a serem tomados. Porém, com dedicação e respeito, é possível ensinar mais para seus filhos.

Na hora de brincar, de aprender e de pausar: o PlayKids App é um aplicativo infantil que traz conteúdos selecionados por especialistas, garantindo diversão, segurança e grandes aprendizados. Clique aqui e conheça agora mesmo!

Categoria:
Crianças
Escrito por Equipe do Blog PlayKids

Escrito por Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.

Nossas Redes Sociais

Mais lidas

Conheça o PlayKids

O que é PlayKids App?
Qual a importância dos aplicativos educacionais?
Você sabe como funciona o PlayKids?
Saiba como assinar PlayKids
Ebook Original PlayKids

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × cinco =

Mais Posts
Como criar uma rede de apoio?

Como criar uma rede de apoio?

Você sabe como criar uma rede de apoio? Essa é uma tarefa fundamental para os pais. Isso porque é ideal que eles tenham ajuda de um grupo de pessoas com quem contar. Contudo, ter uma rede de apoio nem sempre é tão simples. Leia mais: Por que criar crianças...

Ei, quer receber nossas
novidades toda semana?

E-mail cadastrado com sucesso!

Pin It on Pinterest