Como aplicar a disciplina positiva?

fev 22, 2022 | Família

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

Nos últimos anos, um dos métodos que mais tem se destacado entre pais, mães e pessoas responsáveis é a disciplina positiva. Os livros sobre esse tema, inclusive, já estão entre os mais vendidos sobre educação, parentalidade e desenvolvimento infantil. Afinal, com razão, a saúde mental das crianças tem sido colocada cada vez mais em debate. Pensando nisso, entenda a seguir o que é a disciplina positiva e descubra como aplicá-la da melhor forma em sua casa. Acompanhe!

Leia mais:
Por que descansar é importante para adultos e crianças?
Vamos conversar sobre os diversos tipos de família?
Como criar uma rede de apoio?

O que é disciplina positiva?

De forma bastante resumida, a disciplina positiva é um programa de educação. Seu objetivo é encorajar crianças e adolescentes a se tornarem pessoas responsáveis, respeitosas, resilientes e capazes de solucionar seus próprios problemas, por exemplo, através de uma educação respeitosa e compreensiva.

Nesse sentido, a disciplina positiva não apoia punições ou violências, sejam elas físicas, psicológicas ou verbais, na criação dos pequenos. Por isso, as emoções e os sentimentos das crianças devem ser validados, ouvidos e acolhidos pelos adultos. Ou seja, a palavra da vez é a conexão.

Muito baseada no trabalho de Alfred Adler e Rudolf Dreikurs, a disciplina positiva é também inspirada em outros autores. Como, por exemplo, a Dra. Jane Nelsen, e diversos co-autores como Lynn Lott e Cheryl Erwin, que formularam sobre o incentivo o desenvolvimento das habilidades socioemocionais para crianças e adolescentes.

5 princípios da disciplina positiva

A disciplina positiva busca o equilíbrio entre o autoritarismo e a permissividade na educação das crianças, criando um espaço de colaboração onde todas as pessoas envolvidas devem ser respeitadas. E isso inclui adultos e crianças!

Para isso, pais, mães e demais responsáveis devem aplicar os 5 princípios da disciplina positiva. São eles:

1. Respeito mútuo

Agir com respeito mútuo significa ser firme e, ao mesmo tempo, gentil. Ou seja, tratar a criança de forma amável, colocando-se no lugar dela e reconhecendo-a enquanto indivíduo.

Dessa forma, o pequeno ou pequena é acolhido e a autoridade é imposta, mas sem autoritarismo algum. E assim, é possível criar uma relação de respeito e liberdade, para a criança ser quem ela é.

2. Conexão e sensação de pertencimento

Todos nós temos o desejo de nos sentirmos aceitos e importantes no contexto em que vivemos, não é mesmo? Por isso, ao escutar a criança com atenção e apoiar suas pequenas decisões, a conexão entre pais e filhos se torna mais forte.

Além disso, estabelecer rotinas e horários para brincar, estudar e fazer as refeições, por exemplo, também pode despertar a sensação de ser parte do ambiente familiar. Essa atitude contribui para criar um senso de responsabilidade, estreitando os laços afetivos entre adultos e crianças.

3. Efeitos a longo prazo

Infelizmente, os castigos e as punições já foram formas muito utilizadas para corrigir os comportamentos infantis. Hoje, já sabemos que essas atitudes funcionam apenas de maneira pontual. Além disso, elas costumam criar sentimentos negativos nos pequenos e pequenas, como medo, raiva e insegurança, por exemplo.

Nesse sentido, a disciplina positiva incentiva que os pais, mães e pessoas responsáveis reforcem com as crianças o que foi previamente combinado, levando-as a refletir sobre seu comportamento. Assim, aos poucos, e também a longo prazo, essa conduta ensina às crianças sobre a importância do autoconhecimento e do autocontrole.

4. Desenvolvimento de habilidades socioemocionais

Entre os principais benefícios do uso da disciplina positiva para a educação das crianças está o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, que contribuem para que os relacionamentos das crianças sejam bem-sucedidos. Isso porque a educação não-violenta ajuda a criar crianças que serão cidadãos mais colaborativos, empáticos e generosos.

5. Desenvolvimento de capacidades pessoais

A disciplina positiva é uma maneira de estimular a criança a descobrir e desenvolver suas próprias habilidades, bem como reconhecer seus próprios limites. Isso tudo praticando o autoconhecimento!

Afinal, neste tipo de abordagem, o erro não é visto como algo negativo, passível de julgamentos e punições. Na verdade, ele é utilizado como uma oportunidade de aprendizado e desenvolvimento da confiança, autoestima e autonomia.

Qual a importância da disciplina positiva?

Agora que você já sabe quais são os principais pilares da disciplina positiva, que tal conhecer também algumas vantagens na hora de utilizar esse método de educação na criação das crianças? Confira agora mesmo:

Promove a autonomia

Uma das vantagens da disciplina positiva é promover a autonomia das crianças, contribuindo para que elas sintam coragem e independência na hora de tomar suas próprias decisões, lidar com suas responsabilidades e superar seus desafios, por exemplo.

Estimula a responsabilidade

Conforme demonstramos, por meio de diálogo e de uma relação de respeito entre adultos e crianças, as habilidades socioemocionais são estimuladas. E elas, por sua vez, contribuem para o desenvolvimento de aspectos bastante essenciais, como a autoestima, a paciência e, sobretudo, a responsabilidade, já que incentiva a inteligência emocional.

Apoia os adultos e demais responsáveis

Uma das principais vantagens da disciplina positiva é nortear e auxiliar os familiares na educação das crianças. Por vezes, é comum que pais, mães e pessoas responsáveis acabem agindo no “piloto automático”, repetindo padrões de comportamento negativos. Afinal, é muito comum que eles mesmos tenham sido criados com menos empatia, respeito e até afeto por seus próprios pais, por exemplo. 

Dessa maneira, a educação positiva é uma maneira de repensar a educação das crianças, permitindo evitar situações como essas. Construída por um conjunto de princípios, capazes de nortear as atitudes de adultos e familiares, a disciplina positiva apoia a educação das crianças com respeito e gentileza. Mantendo a autoridade, mas sem autoritarismo. Além disso, por meio deste método, as crianças aprendem a lidar com suas emoções e as consequências das suas atitudes desde cedo!

Você gostou das nossas dicas para aplicar a disciplina positiva na sua casa? Se você quer continuar aprendendo sobre educação e tecnologia, infância e parentalidade, além de conferir em primeira mão todas as novidades e os conteúdos do PlayKids App, acompanhe o nosso blog! Aqui, no Blog PlayKids, você encontra textos incríveis para apoiar o desenvolvimento infantil. Clique aqui e descubra todos os nossos artigos!

Equipe do Blog PlayKids

Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

19 − três =

Pin It on Pinterest