5 histórias de Natal para contar para as crianças

dez 23, 2021 | Crianças

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

Está chegando o Natal! Esta é uma das épocas mais especiais do ano. Nela, crianças e adultos despertam o espírito de alegria e felicidade que muitas vezes fica escondido no restante do ano. Que tal incluir algumas histórias de Natal para contar para as crianças ?

Além disso, elas ajudam a criança a enxergar o Natal como um momento especial. Aqui no PlayKids acreditamos que, muito mais do que apenas presentes, o Natal é uma uma época de dividir bons momentos em família. Por isso, separamos cinco histórias de Natal para você contar para seus filhos. Confira!

Leia mais:
Como aproveitar as férias com as crianças?
Um conto de Natal da Família PlayKids
10 desenhos de Natal para assistir com as crianças

Histórias de Natal para contar para as crianças

As histórias de Natal fazem com que crianças aprendam sobre diversos valores. Por exemplo, a bondade, generosidade, e humildade. Essas são lições importantes para a vida. Dessa forma, as histórias de Natal devem fazer parte do programa em família. Conheça os principais contos para compartilhar com seus filhos.

1. O sonho do Papai Noel

Em uma noite, enquanto dormia, o Papai Noel teve um lindo sonho. Era véspera de Natal e as pessoas estavam felizes! Ninguém estava sozinho, e todos tinham uma casa com a mesa cheia de comida deliciosa para cear com a família.

Não existia pobreza, nem ódio, nem violência ou guerra. Todos eram amigos e só haviam sentimentos bons, como amor, carinho e compreensão. As pessoas que se encontravam nas ruas, cantavam alegremente músicas de natal e levavam os últimos para colocar debaixo da árvore.

Contudo, o Papai Noel acordou e viu que tudo não passava de um sonho. Por isso, ficou triste. Afinal, só algumas pessoas no mundo eram felizes e podiam celebrar o Natal em família com alegria, paz, um lar, comida e amor.

Diante dessa situação, o Papai Noel declarou em voz alta: “vou continuar a ajudar as crianças e os adultos a terem um Natal feliz”! Por isso, vou preparar as renas e o meu trenó, enchê-lo com presentes e distribuir esta noite. Assim, uma vez por ano, vai existir alegria no coração de todos!.

2. O pinheiro de natal

A história do pinheiro de natal aconteceu há muito, muito tempo. Na noite de Natal, existiam três árvores junto ao presépio. Eram uma tamareira, uma oliveira e um pinheiro. Ao presenciar o nascimento do Menino Jesus, as três árvores quiseram oferecer-lhe um presente.

A oliveira foi a primeira, e ofereceu ao Menino Jesus suas azeitonas. Já a tamareira, logo a seguir, ofereceu as suas tâmaras. Contudo, o pinheiro, ao perceber que não tinha nada para oferecer, ficou muito triste.

Vendo a tristeza do pinheiro, as estrelas do céu decidiram descer e pousar sobre seus galhos. Assim, lhe iluminaram, enfeitando o pinheiro. Quando isto aconteceu, o Menino Jesus olhou para o pinheiro, levantou os braços e sorriu! Dessa forma, o pinheiro, sempre enfeitado com luzes, se tornou a típica árvore de Natal.

3. A rosa de natal

Na noite em que o Menino Jesus nasceu, uma pequena pastora guardava seu rebanho no monte. Ela viu passar alguns pastores e três Reis Magos, que se dirigiam para o estábulo onde Jesus estava. Cada um dos pastores levavam presentes, e os três reis magos levavam ofertas de ouro, incenso e mirra.

A pequena pastora ficou triste, pois não tinha nada para oferecer ao Menino Jesus, e então chorar. Nesse momento, um anjo, que por ali estava, ao ver a tristeza da menina, transformou as suas lágrimas que caíam na terra gelada em lindas rosas brancas. Rapidamente, a pastora encheu seu coração de felicidade e rapidamente apanhou as flores e levou-as com oferta ao Menino Jesus.

4. A vela de natal

Um sapateiro vivia em uma cabana, na encruzilhada de um caminho, próximo a um pequeno e humilde povoado. Como era um homem bom e sempre estava disposto a ajudar os viajantes que passavam por ali durante a noite, o sapateiro sempre deixava na janela da sua casa uma vela acesa, de modo a guiá-los.

No entanto, uma grande guerra aconteceu, e todos os jovens tiveram que partir para servir o exército, deixando a cidade vazia e triste. Ao perceber a persistência do pobre sapateiro em ajudar o próximo, os moradores resolveram ter esperança, e decidiram imitá-lo.

Assim, naquela noite, véspera de natal, todos os moradores que ainda estavam na cidade acenderam velas em suas casas, iluminando todo o povoado. À meia-noite, os sinos da igreja tocaram anunciando a boa nova: a guerra havia terminado e os jovens poderiam voltar para suas casas.

Os moradores então tomaram a notícia como um milagre, realizado graças às velas que foram acesas. A partir daquele dia, tornou-se uma grande tradição acender uma vela na véspera de Natal, enchendo as casas de luz, alegria, esperança e paz.

5. A flor do natal

A última entre as histórias de Natal é o conto da flor de natal. Uma menina chamada Pepita era muito pobre, e por isso, não podia oferecer nenhum presente ao Menino Jesus na missa de Natal.

Muito triste, a menina contou ao seu primo Pedro, que caminhava com ela em direção a igreja. Pedro então lhe disse que não havia motivo para ficar triste, pois o que mais importa quando oferecemos algo a alguém, é o amor com que oferecemos.

Pepita pensou então em recolher alguns ramos secos que encontrava pelo caminho, para oferecer ao Menino Jesus. Ao chegar à igreja, a menina olhou para os ramos que colheu e começou a chorar, pois ainda achava a oferenda muito pobre.

Mesmo assim, decidiu oferecê-las com todo o seu amor para Jesus. Ao entrar na igreja e depositar os ramos em frente à imagem do Menino Jesus, os ramos imediatamente ganharam uma flor de cor vermelha brilhante, para o espanto de todos que estavam ali. Esse foi mais um milagre contado nas histórias de natal, e ganhou o nome de milagre da flor de natal.

Gostou destas histórias de Natal para contar para as crianças? Assim como filmes, elas podem ajudar a trazer esse sentimento mágico. 

No Blog PlayKids, você encontra tudo o que precisa saber sobre tecnologia, educação, parentalidade e desenvolvimento infantil, além dos lançamentos e novidades do PlayKids App. Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!

Equipe do Blog PlayKids

Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

treze − 9 =

Pin It on Pinterest