Com o crescente desenvolvimento das tecnologias digitais, sobretudo nos últimos anos, o mundo sofreu importantes transformações. Estudos preveem que até 80% das profissões atuais sofrerão transformações devido ao avanço tecnológico, por exemplo. Pensando nisso, é importante preparar as crianças para esse futuro. Mas como fazer isso? Como garantir que a tecnologia seja uma aliada no desenvolvimento infantil? Se você quer descobrir por que ensinar sobre tecnologia para as crianças, acompanhe a nossa matéria!
Por que ensinar sobre tecnologia para as crianças
Antes de entender por que ensinar sobre tecnologia para as crianças, precisamos falar brevemente sobre outro assunto.
Devemos concordar que o uso correto dessa técnica na infância pode ser um grande desafio. Se engana quem acha que, por terem grande habilidade tecnológica, as novas gerações dominarão o assunto fácil. Mesmo tendo facilidade na comunicação e manejo das mais diversas ferramentas proporcionadas pela tecnologia, assegurar que seu uso é correto é uma obrigação dos pais.
Isso porque proibir o uso de dispositivos tecnológicos já não é uma tarefa fácil, e muito menos indicada. Dessa forma, a tecnologia deve ser usada de maneira positiva. Assim, suas vantagens podem contribuir com o desenvolvimento das crianças e adolescentes.
A orientação adequada e supervisão de pais e responsáveis é fundamental para garantir o bom uso. Desta forma, se evitam situações que possam ser traumatizantes e até mesmo perigosas para as crianças. A seguir, entenda por que ensinar sobre tecnologia para as crianças ao conhecer os benefícios dessa educação.
Desenvolvimento da criatividade
No passado, as crianças tinham apenas materiais como lápis de cor e tintas para expressar sua criatividade. Agora, é possível mostrar suas ideias por meio de computadores, tablets e outros dispositivos eletrônicos. Com eles, é possível ter ajuda no processo de transformar os pensamentos em realidade.
Com a tecnologia, é possível que os pequenos soltem sua imaginação. Por exemplo, podem desenhar uma imagem, pintá-la, e até mesmo criar uma animação e enviar para uma impressora 3D.
Essas habilidades podem ser desenvolvidas com o ensino da tecnologia de forma criativa. Desta forma, o uso tecnológico auxiliará as crianças no momento de se expressar.
Aprimoramento do aprendizado
O aprimoramento do aprendizado é outra razão para entender sobre por que ensinar sobre tecnologia para as crianças. A aplicação da tecnologia pode melhorar e facilitar a experiência do aprendizado.
Há alguns anos, o aprendizado era associado a escolas, livros e bibliotecas. No entanto, o uso da tecnologia introduziu uma nova forma de aprender, por meio de brincadeiras, jogos e realidade aumentada.
Estímulo da concentração e raciocínio lógico
O estímulo da concentração acontece de forma constante com o uso da tecnologia. Seja em um celular, tablet ou outro dispositivo eletrônico, a criança precisa ter atenção para compreender os diferentes movimentos e sons, principalmente se a atividade pede sua interação.
Assim, utilizando a tecnologia, é possível que a criança aprenda a manter seu foco e concentração por meio de jogos, desenhos e brincadeiras. Essa habilidade é de extrema importância para seu aprendizado, e contribui para melhorar seu rendimento escolar. Da mesma maneira, o raciocínio lógico é estimulado de forma a ajudar até mesmo na sua vida adulta.
A importância do acompanhamento durante esse processo
Ao entender por que ensinar sobre tecnologia para crianças, os pais e responsáveis devem também saber que têm papel fundamental nessa educação. Assim como em outras atividades, é necessário estabelecer limites, para que o uso da tecnologia não se torne uma preocupação.
Crianças com muita liberdade podem passar horas seguidas em contato com computadores, tablets, videogames e outros dispositivos digitais, o que não é recomendado para a saúde.
Segundo o estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o excesso de exposição às telas prejudica as etapas de desenvolvimento cerebral, cognitivo e psicossocial na infância.
Por isso, para que a criança tenha o melhor uso das tecnologias, o acompanhamento de pais e responsáveis é muito importante. Isso pode ser realizado com o auxílio de algumas atitudes. Conheça as principais.
Estabeleça limites
Ao ensinar as crianças sobre o universo tecnológico, é indispensável impor limites. Dessa forma, a principal maneira de evitar excessos e promover o uso saudável do meio digital é estabelecendo uma quantidade máxima de horas utilizando o dispositivo.
A Academia Americana de Pediatria (AAP) indica que, para crianças entre 2 e 5 anos, essa quantidade deve ser de uma hora diária. Já para meninos e meninas entre 6 e 12 anos, o tempo limite pode ser estipulado de acordo com o cumprimento de suas tarefas diárias.
Monitore o conteúdo acessado
Mais do que estabelecer limites para o uso da tecnologia, também é preciso monitorar o conteúdo acessado pelas crianças. Assim, pais e responsáveis devem identificar as páginas e sites acessados, conferir se a classificação indicativa é adequada, acompanhar se existe acesso a redes sociais e quais os contatos estabelecidos nelas.
A boa notícia é que a própria tecnologia é capaz de auxiliar nesse controle. Afinal, é possível utilizar programas de computador e ferramentas de controle parental. Eles são instalados em dispositivos usados pelas crianças para bloquear o acesso a conteúdos que possam ser considerados inapropriados.
Estimule o uso consciente
Por fim, proibir o uso de dispositivos digitais ou acesso à internet não é uma boa ideia. Desse modo, a melhor alternativa para que a criança tenha um relacionamento saudável com a tecnologia é explicar para os pequenos o motivo da limitação e orientação do uso.
É importante mostrar que algumas regras de segurança devem ser usadas para evitar que algo ruim aconteça a ela mesma. Assim, pais e responsáveis devem orientar a criança para recorrer a um adulto caso aconteça uma tentativa de contato por desconhecidos, ou acesso a alguma página não habitual.
Na leitura de hoje você pôde entender por que ensinar sobre tecnologia para as crianças é uma forma de contribuir com seu desenvolvimento e crescimento. Por isso, não impeça que seus filhos tenham contato com dispositivos digitais. Basta ensiná-los como fazer de forma segura e positiva!
Gostou destas informações? Então, acompanhe mais artigos sobre educação e tecnologia no blog da PlayKids!
Leia mais:
- Como ensinar responsabilidade para crianças?
- A importância dos jogos na educação
- O que é internet segura e como proteger a família
0 comentários