Por que aprender sobre folclore na infância?

ago 19, 2022 | Crianças

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

No Brasil, o dia 22 de agosto é também o Dia do Folclore! Nesta data, celebramos as manifestações culturais, lendas e histórias do nosso país. Pensando nisso, vamos conversar sobre a importância do folclore na infância? Leia o texto abaixo e descubra tudo sobre esse assunto!

Leia mais:
Como desenhos animados podem ajudar no aprendizado?
Booba: um desenho animado engraçado para a família
Auts: um desenho animado sobre autismo e inclusão

Por que aprender sobre folclore na infância?

A capacidade do ser humano de contar histórias, expressar ideias e narrar acontecimentos se apresenta das mais diversas formas! Afinal, crescemos imersos em uma capacidade criativa, que nos torna capazes de criar as mais diversas interpretações e narrativas para o mundo ao qual pertencemos.

Essa criatividade está diretamente ligada a forma como aprendemos a contar histórias e como aprendemos a reproduzir os conhecimentos mais simples e comuns, ainda na nossa infância. E é essa nossa capacidade de desenvolver narrativas e dar significado às nossas experiências, saberes, crenças, sejam elas através de contos, canções, danças e brincadeiras, que damos o nome de folclore!

Mas, então, o que é folclore?

De forma bastante simples, folclore é parte do saber cultural de um povo que é passado de geração em geração. E o folclore brasileiro se apresenta como um dos mais ricos que existem!

Compreender que o folclore é uma expressão cultural diretamente ligada ao popular (no caso do folclore brasileiro, ainda mais ligado aos nossos povos originários), torna o seu aprendizado ainda mais importante. Afinal, pensar no folclore brasileiro é se levar automaticamente para as histórias das travessuras do Saci Pererê e da luta incansável do Curupira na proteção das florestas e dos animais, não é mesmo?

É também lembrar da Iara, a Mãe D’Água, e seu canto hipnotizante, assim como do lobisomem, que aparece a cada lua cheia, por exemplo. Todas essas narrativas, que fizeram parte da nossa infância e protagonizam o conhecimento popular brasileiro!

Será que as crianças ainda conhecem o nosso folclore?

É impossível negar que, com o mundo globalizado, não tenhamos um impacto na forma como os saberes populares são passados para estas e as próximas gerações. Com as mudanças na forma como vivemos e nos relacionamos em sociedade, a infância tem se tornado cada vez uma experiência também globalizada, dificultando o acesso e compreensão dos saberes populares regionais.

Diante disso, se faz cada dia mais necessário buscarmos novas formas de perpetuar esses saberes para as novas gerações e falar sobre o folclore na infância. Para isso, é possível utilizar as novas tecnologias e o alcance destas como uma ferramenta aliada na propagação da cultura popular brasileira e da valorização do nosso folclore.

Uma das formas mais fáceis de apresentar esses contos e dar significado a estas histórias é através dos jogos e desenhos animados disponíveis para os pequenos, que encontram nas brincadeiras e nos momentos de descontração um conteúdo educativo e relevante para o desenvolvimento desses saberes.

Inclusive, esses conteúdos podem estar aliados ao que é trabalhado em sala de aula. Principalmente no mês de agosto, quando é comemorado o Dia do Folclore!

A relevância do folclore nos dias de hoje

É importante ressaltar que grande parte do folclore brasileiro está relacionado a temas voltados à natureza. Por isso, a importância do respeito à natureza, da proteção da fauna e flora e o cumprimento das regras de convivência são temas frequentemente abordados. Inclusive, com o passar do tempo, esses assuntos se tornaram ainda mais relevantes frente ao que enfrentamos na atualidade.

A princípio, os contos, brincadeiras e canções do nosso folclore tinham como função ensinar às crianças sobre temáticas muito importantes para a sobrevivência e o convívio em sociedade. E isso torna a sua continuidade ainda mais relevante nos dias de hoje, onde diálogos sobre sustentabilidade e a busca pelo equilíbrio na relação do ser humano com a natureza são tópicos frequentes em salas de aula.

Dessa forma, o dia 22 de agosto se torna ainda mais importante! Por celebrar não apenas o dia do folclore, mas também como uma forma de conscientizar nossas crianças sobre a importância da preservação e do cuidado com a natureza.

Tais temas são muito bem explorados pelos personagens do desenho animado de sucesso Turma do Folclore, que apresenta o Saci, a Iara, o Curupira e muitos outros elementos do nosso folclore na busca pela proteção das nossas florestas e rios. Gostou? Então, acompanhe abaixo as nossas dicas de episódios disponíveis no PlayKids App!

Seleção especial de folclore no PlayKids App

Turma do Folclore

Para tornar o Dia do Folclore ainda mais especial, o PlayKids App preparou uma seleção especial, cheia de novidades da Turma do Folclore!

Confira os episódios mais famosos dessa turminha, jogos sobre a Turma do Folclore para aprender se divertindo, assim como uma nova temporada repleta de aventuras, que abordam temas como sustentabilidade e consumo consciente. Tudo isso, com os personagens mais famosos do folclore brasileiro, como o Saci Pererê, o Boitatá, a Iara, o Curupira e muitos outros!

Então, que tal aproveitar o momento em família para assistir a nova temporada da Turma do Folclore que está disponível no PlayKids App? Pensando nisso, destacamos abaixo três aventuras! Lembrando que a nova temporada é composta por um total de oito episódios, com uma duração média de seis minutos cada, tudo bem?

Cuidando das águas

Turma do Folclore: Cuidando das Águas

No episódio Cuidando das Aguas, a Turma do Folclore aborda um tema super importante: a educação pelo exemplo. Através de uma narrativa super interessante, a turminha se depara com uma família que está acampando na beira do rio.

Infelizmente, tanto o pai quanto a mãe ensinam às crianças uma maneira nada ecológica de se portar no meio da floresta. Isso porque eles jogam latas e embalagens nas águas limpas do rio, afetando a vida dos peixes que moram por lá.

Convocados pelo Dr. Jabuti, e tendo como parceiro nessa aventura o Boto Cor-de-Rosa, a turma dá uma lição nos visitantes! Juntos, eles aprendem a importância de realizar a coleta seletiva e de viver em harmonia com a natureza, respeitando o espaço dos animais.

Espantando os Lenhadores

Seguindo esta mesma temática de cuidado e proteção com as nossas florestas, em Espantando os Lenhadores a Turma do Folclore se depara com um grupo de lenhadores que, além de derrubar árvores, estão prestes a atear fogo na floresta!

Diante do desastre que ações como essa trazem a fauna e flora local, o Dr. Jabuti reúne a turminha. Com o auxílio dos animais da floresta e da Mula Sem Cabeça, eles põem em prática um plano engenhoso, que acaba por conscientizar os lenhadores sobre a importância da preservação das florestas e destaca o valor do trabalho em equipe na luta pela proteção da natureza.

Muvuca de Sementes

Turma do Folclore: Muvuca de Sementes

Por fim, no episódio Muvuca de Sementes, a Turma do Folclore aborda um tema ainda mais importante: o equilíbrio nas cidades. No episódio, é apresentada a realidade dos pássaros que vivem em zonas urbanas, onde a falta de árvores tem afetado diretamente a disponibilidade de alimentos. Por isso, esses animais buscam, cada dia mais, se afastar do grandes centro urbanos.

Esse episódio é muito interessante porque apresenta, forma mais concreta e tangível, a necessidade de ações voltadas a preservação da vida animal e da natureza como um todo. Inclusive, em nosso dia a dia e em todos os lugares que habitamos. Assim, expande a ideia de folclore das grandes florestas e aproxima as ações dos heróis da natureza do cotidiano das grandes cidades!

Você gostou de aprender sobre a importância do folclore na infância? Tem alguma outra sugestão de conteúdo para crianças? Deixe seu comentário para nós!

No PlayKids App, as crianças se divertem e descobrem o mundo de forma segura! São milhares de desenhos animados, atividades, jogos educativos e muitos outros conteúdos, selecionados pela nossa equipe especialista para incentivar o desenvolvimento infantil. Afinal, aprender com PlayKids App é mais gostoso! Então, não perca tempo: acesse o site e descubra todos os benefícios de se tornar um assinante!

Bruna Dias

Bruna Dias

Apaixonada por educação, cultura e tecnologia, atua na área de educação há mais de 10 anos e acredita na importância de aprender brincando.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

três × dois =

Pin It on Pinterest