Luto infantil: como falar sobre a perda com as crianças

set 20, 2024 | Crianças, Família, PlayKids

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

Embora seja muito dolorido, ninguém está completamente preparado para perder alguém que ama, principalmente as crianças. Mas então, como falar sobre a perda com elas e ajudá-las pelo luto infantil?

O luto infantil possui algumas diferenças em relação ao luto adulto, isso porque, a criança não tem uma compreensão exata sobre a morte. Por isso, preparamos esse post com algumas dicas que podem ajudar nesse momento. Vamos lá?

 

O que é o luto infantil?

Segundo a psicóloga e doutora em psicologia clínica e sócia fundadora do Instituto de Psicologia Quatro Estações, Luciana Mason, “o luto é o processo psíquico de elaboração de uma perda significativa”. 

Quando se passa por uma perda significativa, há uma ruptura do mundo conhecido, e é preciso aprender a se adaptar a um mundo onde a pessoa ou aquilo que era significativo, não existe mais.

O luto é um processo e cada pessoa reage de uma forma. E, diferente dos adultos, as crianças têm uma forma única de entender e expressar o luto. Portanto, o luto infantil representa a reação das crianças diante da perda, que pode envolver raiva, tristeza, ansiedade, entre outros sentimentos.

Independente da idade, as crianças podem vivenciar situações de luto, por isso, é importante compreender o que é o luto infantil, saber como agir diante dessa situação e como acolher as crianças nesse momento tão delicado.

 

Quais são as fases do luto infantil?

Apesar de ser um processo particular, existem algumas fases padrões no processo do luto infantil. São elas:

  • Negação: a criança não acredita que aquela pessoa ou o bichinho de estimação não vai mais voltar;
  • Raiva: é comum as crianças apresentarem um comportamento agressivo em casa, na escola, com amigos e familiares durante o processo do luto infantil;
  • Negociação: nessa fase, a criança tenta fazer negociações irreais para ter a pessoa que ele ama de volta;
  • Tristeza: quando a criança percebe que a pessoa não vai mais voltar, ela entra na fase de tristeza e tende a se isolar;
  • Aceitação: a última fase do luto é a aceitação, quando a criança aprende a lidar com a perda e começa a seguir em frente.

Também é importante ressaltar que, independente da fase de luto pelo qual a criança está passando, é normal que ela tenha oscilações de sentimento. Por exemplo, ela pode estar triste em um momento e no outro, estar sorrindo e brincando.

Nesse momento, os adultos podem achar que ela não está de luto, porém, a brincadeira também é uma forma da criança se expressar e compreender o que está sentindo.

 

Como a criança compreende as perdas?

As crianças assimilam as perdas de acordo com a sua faixa etária e do contexto familiar em que ela está inserida. Mas, em geral, esse processo funciona da seguinte forma:

  • Até os 3 anos: a criança associa a morte a ausência e saudade, e ela acha que essa situação pode ser reversível;
  • Entre 3 e 5 anos: nessa fase as crianças misturam a fantasia com a realidade, por isso, podem se sentir culpadas pela perda de alguém que ela ama. Além disso, ela também consegue perceber que os adultos estão sofrendo e associam a morte a algo triste;
  • Entre 5 e 9 anos: com essa idade, a criança já tem mais clareza sobre o “para sempre” e “nunca mais”. Porém, ela pode ter dificuldade em expressar seus sentimentos e fazer perguntas profundas para ajudá-la a entender a situação;
  • A partir dos 10 anos: a criança já consegue compreender melhor a morte e entender o impacto dela sobre seus sentimentos e de outras pessoas ao seu redor.

Como dissemos, o luto infantil é um processo e as crianças vão passar por ele de diferentes formas. Por isso, é importante estar atento ao comportamento delas nessa fase e buscar ajuda de um profissional, caso seja necessário.

 

Sinais do luto infantil

O luto é uma situação que vamos viver em algum momento da vida, porém, sabemos que para as crianças esse é um momento mais delicado e de difícil compreensão. Além da tristeza, o luto infantil também pode vir acompanhado de outros sintomas, como:

  • Sentimento de culpa;
  • Dificuldade para dormir e inquietação;
  • Medo;
  • Agressividade;
  • Complicações no rendimento escolar;
  • Desinteresse em atividades que eram prazerosas.

Todos esses sinais são parte do processo do luto infantil. Porém, se eles persistirem por um longo período e começarem a prejudicar a rotina da criança, é importante buscar ajuda de um profissional.

 

5 maneiras de falar sobre a perda com as crianças

É comum que os adultos queiram proteger as crianças de situações ruins e tristes, como a morte. No entanto, para ajudar a criança a passar pelo luto infantil é preciso ter uma comunicação clara e objetiva sobre esse assunto. Veja algumas dicas:

 

1. Apresente o tema antes

Às vezes, a morte pode acontecer de forma repentina. Porém, se for possível, é interessante falar sobre assunto com as crianças antes dele acontecer. Por exemplo, quando algum ente querido ou bichinho de estimação está doente.

Isso facilitará na compreensão da finitude de vida e que uma hora, isso irá acontecer com todos nós.

 

2. Tenha uma conversa honesta

Como dissemos, muitos adultos querem poupar as crianças do sofrimento e, por isso, acabam omitindo informações sobre a situação ou usando metáforas que dificultam a compreensão.

Quando alguém morre e não há uma conversa honesta com a criança, ela pode se sentir “de fora” da situação e até se culpar, achando que ela é a causadora desse sofrimento. Além disso, a criança pode achar que expressar os sentimentos é proibido e se fechar cada vez mais.

Por isso, é importante tomar cuidado ao dizer que a pessoa foi viajar ou que está descansando, por exemplo. Pois isso pode fazer com que as crianças criem uma expectativa e se frustrem ao perceber que ela não será concretizada.

 

3. Não esconda seus sentimentos

Outro tabu relacionado ao luto infantil é que os adultos não podem demonstrar seus sentimentos perto das crianças. 

Quando as crianças veem que os adultos também estão tristes e vulneráveis, isso ajuda-as no seu amadurecimento emocional. Além disso, quando os adultos são honestos com seus sentimentos, as crianças também aprendem a fazer o mesmo.

 

4. Assista desenhos e filmes sobre o tema

Outra forma de abordar o luto infantil com as crianças e ajudaram elas a entenderem como se sentem, apresentar para elas desenhos infantis com essa temática.

No app PK+ você encontra diversos conteúdos que podem ajudar a falar sobre o luto infantil com as crianças. Por exemplo, a 5° temporada da série “Eu Amo Aprender” de PlayKids, fala sobre emoções e o episódio “Saudade” mostra o Théo com saudade dos seus pais que já faleceram.

Além disso, a série “Bita e os sentimentos” também aborda diversos sentimentos que podem fazer parte do luto, como raiva, alegria, tristeza, entre outros. Portanto, é uma ótima alternativa para mostrar para as crianças e ajudá-las a compreenderem seus próprios sentimentos.

E aí, gostou de saber mais sobre o luto infantil? Então, baixe o app PK+ e acesse esses e mais conteúdos para ajudar as crianças a passar por esse momento tão delicado!

Melany Macedo

Melany Macedo

Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − 11 =

Pin It on Pinterest