O que é educação parental?

out 7, 2021 | Família

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

Quando falamos de educação, normalmente, o assunto é voltado para a criação das crianças. Porém, a educação dos pais, ou educação parental, é um tema que vem ganhando mais espaço em todos os âmbitos. Mas, afinal, o que é educação parental?

De forma simples, podemos dizer que é uma maneira de os pais aprenderem as melhores práticas na educação das crianças. Porém, ela pode ir muito além disso.

A educação parental beneficia os pais, os filhos e o relacionamento de toda a família. Continue a leitura para saber mais!

O que é educação parental?

Por muito tempo, todos os pais e mães acreditavam sempre saber o que era melhor para seus filhos. Afinal, eles eram os adultos da casa e deveriam estar sempre certos. Isso gerava não apenas muitos conflitos, mas também problemas que nunca chegavam a ser resolvidos.

Hoje em dia, é mais comum admitir quando dúvidas e questões surgem no processo de criar filhos. Assim, enquanto alguns pais parecem ter um dom natural para educar e compreender seus filhos, outros precisam de mais apoio para ter certeza de que estão no caminho certo.

Mas o que é educação parental? É exatamente este apoio, como uma orientação para compreender as crianças e enfrentar o grande desafio que é ser pai ou mãe.

Na educação parental, os pais podem aprender sobre: 

  • As fases do desenvolvimento infantil e o que esperar delas;
  • O que fazer quando o desenvolvimento parece atrasado ou inadequado;
  • Como se comunicar com a criança de maneira efetiva;
  • Qual a melhor forma de criar um ambiente familiar positivo e acolhedor;
  • De que modo apoiar os interesses e talentos dos filhos;
  • Como ensinar os filhos a comunicarem seus desejos e emoções;
  • Como lutar ativamente contra casos de abuso e negligência; e muito mais.

Em geral, podemos resumir a dúvida “o que é educação parental” de forma simples. Ela é uma forma de buscar aconselhamento em todas as dúvidas que você pode ter como pai ou mãe.

O que faz um educador parental?

Agora que você sabe o que é educação parental, já sabe também que existe o educador parental. Ou seja, o profissional dessa área, que orienta, aconselha e auxilia os pais com suas questões.

Podemos dizer que, geralmente, o educador parental não tem uma função fixa. Suas ações profissionais são guiadas pelas necessidades de cada família. Em alguns casos, ele pode fazer apenas uma consulta. Em outros, pode precisar de meses de acompanhamento.

O educador parental se une aos pais para compreender as dificuldades e dúvidas que surgem na criação dos filhos. Depois, cria um plano de ação para que toda a família possa criar um ambiente de desenvolvimento mais positivo para as crianças.

Vale ressaltar que procurar um educador parental não deve, de forma alguma, ser motivo de vergonha. Buscar ajuda para compreender melhor a paternidade e seus desafios não faz de ninguém um pai ou uma mãe ruim.

Pelo contrário: essa preocupação em ser melhor na sua posição de pai ou mãe mostra que você está fazendo o melhor que pode. Pedir essa ajuda é melhor do que ficar sem saber como resolver seus problemas em casa.

Quais são os benefícios da educação parental?

Você já sabe o que é educação parental. Por isso, deve saber, também, que ela traz benefícios tanto para os pais quanto para os filhos.

Confira abaixo alguns dos principais benefícios desse método:

Pais mais pacientes

Muitos dos problemas entre pais e filhos, especialmente com pais de primeira viagem, nascem da falta de paciência com o desenvolvimento das crianças. Tendemos a acreditar que nossos filhos estão demorando para falar, andar, etc.

Porém, muitas vezes, isso só parte do desconhecimento do desenvolvimento infantil. Quando sabemos qual costuma ser a idade em que as crianças aprendem a falar, andar ou escrever, o tempo que nossos filhos levam para chegar nesses pontos parece muito menor.

Filhos mais confiantes

Quando os pais desconfiam da capacidade de desenvolvimento dos filhos, isso começa a afetar a autoconfiança dos pequenos. Porém, quando não há essa pressão, eles podem se desenvolver no próprio tempo.

Ao se sentirem livres para buscar as melhores maneiras de se desenvolverem, as crianças podem ir além. Elas exploram coisas novas sem medo, sabendo que terão o apoio dos pais.

Crianças que aprendem desde cedo a se expressarem e saírem da sua zona de conforto se tornam adultos mais confiantes. Isso faz toda a diferença pelo resto da vida.

Melhor resolução de conflitos

Antes mesmo de a adolescência começar, os conflitos entre pais e filhos funcionam como anúncios do que está por vir. Isso porque, nessa idade, é esperado que as crianças se tornem mais contestadoras.

O problema é que muitos pais não sabem como resolver esses conflitos. Uma briga, sem bons motivos, pode acabar se estendendo por dias. Nesse meio tempo, os pais ficam magoados e as crianças, desamparadas.

A educação parental é uma ótima maneira de aprender a resolver conflitos em família. Assim, ela promove a discussão e a conversa como formas de chegar a um meio-termo.

Ambiente familiar positivo

Por fim, a educação parental visa criar um ambiente familiar positivo. Isso não significa que as crianças podem fazer o que quiserem. Mas também não significa impor regras rígidas e desmotivadas.

Em um ambiente familiar positivo, todos ficam felizes de voltarem para casa. Os pais não têm mais medo da bagunça que os pequenos podem ter feito. E as crianças se sentem livres para se desenvolverem de todas as formas possíveis.

Um ambiente familiar positivo tem menos brigas e mais risadas. É, no fim das contas, o tipo de situação que todo pai deseja para seus filhos.

Ou seja, a resposta para “o que é educação parental?” é muito simples. É quando os pais se dispõem a aprender como serem melhores para seus filhos. E, assim aprendem também a criar um ambiente melhor para toda a família.

Não tenha medo ou vergonha de procurar um profissional, caso precise. Se quiser indicações, pergunte ao médico, psicólogo ou mesmo professores do seu filho.

A Playkids traz uma série de artigos sobre família para você saber mais sobe criação e relacionamento com os filhos. Acesse nosso site e saiba mais!

Equipe do Blog PlayKids

Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

14 − três =

Pin It on Pinterest