5 lições para aprender no filme “Turma da Mônica Laços”

set 14, 2020 | Crianças

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

A Turma da Mônica, amiga das crianças no Brasil há mais de 60 anos, sempre esteve presente em diversas formas na cultura popular: nos clássicos gibis, em desenhos animados e em músicas (quem nunca se pegou cantando “Sou a Mônica, Sou a Mônica”?). Mas, não é só isso! Essa turminha amada também ensina várias lições para toda a família com o filme Turma da Mônica Laços.

Era um sonho antigo dos fãs do universo de Mauricio de Sousa poder assistir um dia um filme live-action da turminha. Ou seja, ver crianças reais interpretando Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e até o cachorro verde Floquinho. O filme Turma da Mônica Laços, lançado em junho 2019, traz belíssimas imagens, um roteiro muito bem escrito, ótimas atuações e trilha sonora marcante. Enfim, é uma delícia para assistir em família!

Baseado em uma graphic novel feita pelos Vitor e Lu Cafaggi, a história conta como foi feito o resgate de Floquinho. Porém, o longa metragem vai além de uma história e tem muitas lições para ensinar para crianças (e adultos também).

5 lições do filme Turma da Mônica Laços que as crianças vão carregar para sempre:

1. Ser criança é um processo de autoconhecimento

Que o Cebolinha provoca a Mônica a todo momento, nós já sabemos. Mas em determinado momento, o filme mostra a relação entre os dois olhando pra si mesmos e descobrindo capacidades até então desconhecidas. Mônica, por exemplo, aprende que não precisa ser o tempo todo mandona. Já o Cebolinha aprende que sua determinação e fascínio por “planos infalíveis”, é um modo de manter vivos os laços que constrói com seus melhores amigos.

2. Ser criança é bom!

Parodiando a música da Turma da Mônica “ser criança faz bem”, isso aparece no filme o tempo todo. Dessa forma, os personagens andam de bicicleta, brincam com cachorro, compram sorvete, vão à banca de jornal (onde encontram um amigo muito especial, em uma cena de encher os olhos de lágrimas), se reúnem para conversar e fazem piquenique. Assim, toda a força da amizade na infância aparece em cenas que emocionam e faz lembrar os adultos de que criança tem que brincar e brincando aprende, também, a se relacionar.

3. Sentimentos importam

Em uma cena importante e emocionante no filme, Cebolinha percebe que suas brincadeiras para tirar Mônica do sério a machucam. A menina, lindamente interpretada pela atriz Giulia Benite, reage de forma inesperada e os amigos notam o quanto ela fica triste. Um momento que parecia ser típico e de humor, torna-se de aprendizado e mostra o limite entre a brincadeira e o bullying. Nunca se viu uma Mônica tão humana e isso é lindo e estimulante.

4. A amizade é uma loucura!

A frase aparece no filme vindo diretamente de um personagem icônico das histórias em quadrinhos: o Louco, vivido pelo ator Rodrigo Santoro. Quando Cebolinha o conhece, sente que o novo amigo não fala coisa com coisa, até ser questionado sobre o poder da amizade e do carinho que ele tem por Cascão, Magali e Mônica. Porém, mesmo sem respostas, Cebolinha é lembrado pelo Louco que a amizade nada mais é que uma loucura e que cada laço criado com um novo amigo é diferente e especial. Não há padrão, não há regra, há apenas a necessidade de respeito, comprometimento e amor.

5. Laços são pra sempre

O título do filme é reforçado o tempo todo, seja simbolicamente pelos laços vermelhos que marcam o caminho da turma no resgate de Floquinho, seja na bela canção de Tiago Iorc feita para o longa. “Ter um norte pra poder sonhar” é essencial para criar propósito, e a Turma da Mônica aprende muito sobre isso.

A relação entre os quatro amigos vai além do visto nos quadrinhos e mostra que as soluções pros problemas da vida só aparecem quando deixamos de lado nossa visão egocêntrica. Dessa forma, cada personagem abre mão de algo para que o plano de Cebolinha funcione e isso é o grande trunfo do filme: mostrar que o trabalho em equipe depende de empatia e colaboração e que isso forma os tais laços.

“Cada suspiro é gratidão de ver entrelaçar as mãos, que juntas podem muito mais.”

Laços marca o início de uma série de filmes da Turma da Mônica. A continuação já foi anunciada e promete ser ainda mais repleta de easter-eggs (referências a outros personagens e histórias) para o público que ama os personagens. Só nesse primeiro filme, aparecem Horácio, Piteco, Papa-Capim, “Seu” Juca, Cranicola e outros que só serão vistos por quem olhar bem atento para as cenas. Afinal, certas coisas só são vistas quando se olha profundamente para si e para quem está ao seu lado.

O filme tem como diretor Daniel Rezende, e em seu elenco principal estão: Giulia Benite (Mônica), Kevin Vechiatto (Cebolinha), Laura Rauseo (Magali), Gabriel Moreira (Cascão).

A Turma da Mônica está disponível no PlayKids App, tanto na versão clássica, quanto na divertidíssima Mônica Toy. Aproveite os episódios dessa turminha tão querida com a família! 

João Godoy

João Godoy

Editor de conteúdo na PlayKids, roteirista e produtor de conteúdo apaixonado por narrativas, personagens e o papel do storytelling no desenvolvimento infantil.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

14 + onze =

Pin It on Pinterest