Selecione qualquer texto e clique no ícone para ouvir!

5 lições para aprender no filme “Turma da Mônica Laços”

set 14, 2020 | Crianças

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

A Turma da Mônica, amiga das crianças no Brasil há mais de 60 anos, sempre esteve presente em diversas formas na cultura popular: nos clássicos gibis, em desenhos animados e em músicas (quem nunca se pegou cantando “Sou a Mônica, Sou a Mônica”?). Mas, não é só isso! Essa turminha amada também ensina várias lições para toda a família com o filme Turma da Mônica Laços.

Era um sonho antigo dos fãs do universo de Mauricio de Sousa poder assistir um dia um filme live-action da turminha. Ou seja, ver crianças reais interpretando Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e até o cachorro verde Floquinho. O filme Turma da Mônica Laços, lançado em junho 2019, traz belíssimas imagens, um roteiro muito bem escrito, ótimas atuações e trilha sonora marcante. Enfim, é uma delícia para assistir em família!

Baseado em uma graphic novel feita pelos Vitor e Lu Cafaggi, a história conta como foi feito o resgate de Floquinho. Porém, o longa metragem vai além de uma história e tem muitas lições para ensinar para crianças (e adultos também).

5 lições do filme Turma da Mônica Laços que as crianças vão carregar para sempre:

1. Ser criança é um processo de autoconhecimento

Que o Cebolinha provoca a Mônica a todo momento, nós já sabemos. Mas em determinado momento, o filme mostra a relação entre os dois olhando pra si mesmos e descobrindo capacidades até então desconhecidas. Mônica, por exemplo, aprende que não precisa ser o tempo todo mandona. Já o Cebolinha aprende que sua determinação e fascínio por “planos infalíveis”, é um modo de manter vivos os laços que constrói com seus melhores amigos.

2. Ser criança é bom!

Parodiando a música da Turma da Mônica “ser criança faz bem”, isso aparece no filme o tempo todo. Dessa forma, os personagens andam de bicicleta, brincam com cachorro, compram sorvete, vão à banca de jornal (onde encontram um amigo muito especial, em uma cena de encher os olhos de lágrimas), se reúnem para conversar e fazem piquenique. Assim, toda a força da amizade na infância aparece em cenas que emocionam e faz lembrar os adultos de que criança tem que brincar e brincando aprende, também, a se relacionar.

3. Sentimentos importam

Em uma cena importante e emocionante no filme, Cebolinha percebe que suas brincadeiras para tirar Mônica do sério a machucam. A menina, lindamente interpretada pela atriz Giulia Benite, reage de forma inesperada e os amigos notam o quanto ela fica triste. Um momento que parecia ser típico e de humor, torna-se de aprendizado e mostra o limite entre a brincadeira e o bullying. Nunca se viu uma Mônica tão humana e isso é lindo e estimulante.

4. A amizade é uma loucura!

A frase aparece no filme vindo diretamente de um personagem icônico das histórias em quadrinhos: o Louco, vivido pelo ator Rodrigo Santoro. Quando Cebolinha o conhece, sente que o novo amigo não fala coisa com coisa, até ser questionado sobre o poder da amizade e do carinho que ele tem por Cascão, Magali e Mônica. Porém, mesmo sem respostas, Cebolinha é lembrado pelo Louco que a amizade nada mais é que uma loucura e que cada laço criado com um novo amigo é diferente e especial. Não há padrão, não há regra, há apenas a necessidade de respeito, comprometimento e amor.

5. Laços são pra sempre

O título do filme é reforçado o tempo todo, seja simbolicamente pelos laços vermelhos que marcam o caminho da turma no resgate de Floquinho, seja na bela canção de Tiago Iorc feita para o longa. “Ter um norte pra poder sonhar” é essencial para criar propósito, e a Turma da Mônica aprende muito sobre isso.

A relação entre os quatro amigos vai além do visto nos quadrinhos e mostra que as soluções pros problemas da vida só aparecem quando deixamos de lado nossa visão egocêntrica. Dessa forma, cada personagem abre mão de algo para que o plano de Cebolinha funcione e isso é o grande trunfo do filme: mostrar que o trabalho em equipe depende de empatia e colaboração e que isso forma os tais laços.

“Cada suspiro é gratidão de ver entrelaçar as mãos, que juntas podem muito mais.”

Laços marca o início de uma série de filmes da Turma da Mônica. A continuação já foi anunciada e promete ser ainda mais repleta de easter-eggs (referências a outros personagens e histórias) para o público que ama os personagens. Só nesse primeiro filme, aparecem Horácio, Piteco, Papa-Capim, “Seu” Juca, Cranicola e outros que só serão vistos por quem olhar bem atento para as cenas. Afinal, certas coisas só são vistas quando se olha profundamente para si e para quem está ao seu lado.

O filme tem como diretor Daniel Rezende, e em seu elenco principal estão: Giulia Benite (Mônica), Kevin Vechiatto (Cebolinha), Laura Rauseo (Magali), Gabriel Moreira (Cascão).

A Turma da Mônica está disponível no PlayKids App, tanto na versão clássica, quanto na divertidíssima Mônica Toy. Aproveite os episódios dessa turminha tão querida com a família! 

João Godoy

João Godoy

Editor de conteúdo na PlayKids, roteirista e produtor de conteúdo apaixonado por narrativas, personagens e o papel do storytelling no desenvolvimento infantil.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

undefined
Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!
João Godoy
5 brincadeiras de Páscoa que irão garantir a diversão no feriado
Como fazer fantasias de Halloween divertidas com materiais recicláveis?
undefined

Ao navegar pelo site de PlayKids você aceita nosso uso de cookies para melhorar sua experiência.

Política de Cookies
Selecione e ouça