Como montar a lancheira das crianças?

fev 8, 2022 | Crianças

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

Pensar na lancheira das crianças virou um desafio para você? Variar no lanche dos pequenos e manter a rotina saudável é, sim, um ponto que os pais, mães e responsáveis devem ficar atentos. Porém, é comum que em algum momento a criatividade acabe. Nesses momentos, como montar a lancheira das crianças? Se você precisa de ideias criativas e saudáveis, continue a leitura deste artigo! A seguir, vamos listar a importância de variar as opções e garantir um lanche saudável e muito saboroso para seus filhos!

Leia mais:
7 dicas para a volta às aulas
Como lidar com a ansiedade na volta às aulas?
12 desenhos que vão ajudar as crianças na volta às aulas

Por que variar na hora de montar a lancheira das crianças?

Há vários motivos pelos quais você deve variar o lanchinho das crianças. Um deles é que, na infância, as crianças ainda estão em processo de conhecer os alimentos e suas texturas. Por isso, quanto mais variedade você oferecer, menores as chances do seu filho descobrir gostos e sabores diferentes!

Além disso, ao montar a lancheira das crianças, você pode estimular os pequenos a experimentar de tudo um pouco. Assim, só depois de conhecer bem o sabor de um alimento, ele conseguirá dizer se gosta dele ou não, por exemplo.

E a variedade na hora de montar a lancheira das crianças também é benéfica em outro aspecto: esta ação auxilia na diversidade de nutrientes! Afinal, cada alimento tem vantagens diferentes para o corpo humano. Por isso, é preciso ter atenção para oferecer frutas, grãos e ingredientes naturais também variados.

Para você ter uma ideia de como é bom diversificar nos alimentos, abaixo listamos alguns deles e quais são seus principais nutrientes. Assim, eles ajudam a formar um cardápio saudável e bem nutritivo para os pequenos e pequenas! Veja:

Aveia e arroz (cereais integrais)

Fontes de vitaminas do complexo B, excelentes para a digestão e para absorção de nutrientes, além da saúde do intestino e melhora das funções metabólicas;

Laranja e kiwi

Esses são conhecidos por oferecem grande quantidade de vitamina C, essencial na eliminação dos radicais livres e no aumento da imunidade.

Manga, abóbora e cenoura

A vitamina A está muito presente nesses alimentos e tem a função de ajudar a regenerar as mucosas do organismo, função importante para ajudar a controlar vírus e bactérias que possam entrar no corpo pelo nariz e pela boca. As mucosas funcionam como uma peneira e, quando bem estabelecidas, conseguem barrar grande parte desses micro-organismos.

Banana

Fruta fácil e prática para levar na lancheira, é rica em potássio, nutriente que contribui para a saúde do coração, compensando o sódio que os outros alimentos têm e que ficam em excesso no organismo. A grande quantidade de fibras ainda ajuda na saúde do intestino.

Iogurte natural

As bactérias presentes nesse alimento são benéficas, já que “grudam” no intestino e deixam a flora intestinal equilibrada, além de aumentar a imunidade.

Abacate

É rico em muitas vitaminas, como A, B, C, D e E, além de ter cálcio, fósforo, potássio, magnésio e ferro. O abacate ainda tem a chamada gordura boa, que ajuda no equilíbrio do colesterol.

Morango, melancia, açaí e outras frutas vermelhas

Ricas em vitaminas do complexo B, ação antioxidante para prevenir o envelhecimento precoce das células e ainda ajudam a proteger a saúde do coração.

Como montar a lancheira das crianças com variedade

Agora que você já viu como a diversificação dos alimentos é importante para manter a saúde dos pequenos e pequenas, chegou a hora de inovar na lancheira! Como oferecer os grupos diferentes dos alimentos, sem mandar todo dia as frutinha in natura, por exemplo?

A seguir, você irá conferir 3 opções de receitas diferentes. Para inovar na hora de montar a lancheira das crianças e manter a alimentação saudável. Acompanhe!

1. Mingau de aveia

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de cacau em pó
  • 2 colheres de sopa de aveia em flocos
  • 150 ml de leite de vaca ou bebida vegetal
  • Fruta de sua preferência (combina bastante com banana, morangos e mirtilos)
  • Mel (opcional)

Modo de preparo

Coloque em uma panela o cacau, a aveia e o leite. Em fogo baixo, misture com delicadeza até engrossar. Coloque em um pote térmico para manter aquecido e coloque a fruta de sua preferência em cima. Se quiser, antes da fruta, adoce com um pouco de mel.

2. Sanduíche natural com frango

Ingredientes

  • 2 fatias de pão de forma integral
  • 2 colheres de sopa de queijo cottage ou ricota
  • Cebolinha a gosto
  • 1 colher de chá de azeite
  • 1 folha de alface
  • 3 colheres de sopa de frango desfiado e temperado
  • Cenoura ralada a gosto
  • Sal a gosto
  • Ervas a gosto
  • Gotas de limão (opcional)

Modo de preparo

Misture bem o frango com a ricota ou o cottage, a cebolinha e o azeite. Se preferir, coloque algumas gotas de limão. Coloque um pouco de sal. Em seguida, pegue os pães e coloque um pouco do recheio em cada uma das metades, espalhe a cenoura em uma delas e cubra com o alface.

3. Muffin de Mirtilo

Ingredientes

  • 1 xícara de mirtilo (ou blueberry)
  • 120g de farinha de coco
  • 3 colheres de sopa de mel
  • 1 colher de sopa de óleo de coco
  • 100 ml de suco de laranja
  • 4 ovos
  • 1 colher de sopa de fermento químico
  • Canela em pó a gosto
  • 1 colher de chá de essência de baunilha

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes, menos o mirtilo e o fermento até virar uma massa homogênea. Em seguida, coloque o mirtilo e o fermento e mexa somente para misturar, com delicadeza. Preaqueça o forno a 210°C, distribua a massa em forminhas de silicone individuais e asse por 20 minutos ou até dourar.

Viu? Receitas práticas podem ser saudáveis, além de deixar a hora do lanche ainda mais gostosa e com uma variedade incrível de nutrientes! Mas como montar a lancheira das crianças exige criatividade, a dica final é caprichar na apresentação dos alimentos, oferecer pratinhos bem coloridos e que convidem a criança a comer. Afinal, os pequenos e pequenas também comem com os olhos!

E se você quer continuar lendo sobre educação e tecnologia, parentalidade e desenvolvimento infantil, acompanhe os textos do Blog PlayKids! Aqui você encontra os melhores conteúdos sobre bebês, crianças e família. Não perca nenhuma novidade!

Equipe do Blog PlayKids

Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.
Leia mais
Deixe um comentário

1 Comentário

  1. Elizabeth

    Que legal! Adorei as dicas! Obrigada por compartilhar.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

1 × quatro =

Pin It on Pinterest