Como criar um quadro de tarefas para crianças?

fev 23, 2022 | Crianças

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

O quadro de tarefas para crianças é uma metodologia da educação infantil, que se popularizou entre os pais, mães e demais responsáveis. Isso porque esse recurso se mostra muito eficaz no processo de aprendizagem dos pequenos, já que estimula, dentre outras questões, o senso de responsabilidade. Estabelecendo tarefas e atividades que devem ser realizadas pela criança, o quadro também pode ter espaço para a missão cumprida. Ou seja, quando os pequenos recebem sua recompensa (mesmo que simbólica) após a realização de seus deveres. A seguir, confira um pouco mais sobre o quadro de tarefas para crianças e descubra como criar um para seus filhos!

Leia mais:
Como preparar as crianças para o futuro?
5 histórias para contar antes de dormir
Como trabalhar a empatia na infância?

Como funciona o quadro de tarefas para crianças?

Antes de mais nada, um quadro de tarefas para crianças só poderá funcionar a partir de uma rotina familiar, tudo bem? Por isso, o primeiro passo é definir as tarefas de cada um dos moradores da casa. No entanto, considerando que aqui o foco são as crianças, o quadro deverá destacar as suas atividades. Ou seja, deverá evidenciar, sobretudo, os trabalhos que deverão ser cumpridos pelos pequenos e pequenas.

Além disso, para ter um caráter educativo, sempre que uma atividade for concluída, é importante marcar no quadro. Isso poderá ser feito ao final de cada dia ou mesmo de cada período, como semana ou mês. Assim, você garante para o pequeno que a sua recompensa (mesmo que simbólica) será entregue no futuro. E reforça que a criança deverá continuar cumprindo suas tarefas!

Essa tal recompensa poderá ser uma estrela, uma medalha ou até um presente (como passeios, brincadeiras, atividades em família ou até uma comida diferente). Seja o que for, é importante que ela seja entregue para a criança somente ao cumprir todas as tarefas. Além disso, para além de realizar ou não seus deveres, é importante observar o comportamento da criança durante todo o intervalo de tempo.

Quais as vantagens do quadro de tarefas para crianças?

O quadro de tarefas para crianças apresenta diferentes vantagens, visto que se trata de uma atividade educativa que é bastante estimulante para os pequenos. Com ele, as regras e responsabilidades, que muitas vezes podem parecer chatas para as crianças, acabam se tornando prazerosas, por exemplo.

Além disso, o quadro de tarefas estimula estar com a família, aprendendo diferentes tarefas e ganhando recompensas. Assim, a criança pode entender melhores as relações entre as ações e suas consequências, por exemplo.

Da mesma forma, é possível incentivar diferentes valores, como a dedicação e persistência para alcançar uma meta. Dessa maneira, essa dinâmica, quando colocada em prática, possibilita que a criança se torne um adulto mais consciente, determinado e responsável.

Como criar um quadro de tarefas para crianças?

Agora que você já sabe a importância dessa dinâmica com os pequenos e pequenas, vamos te ajudar a organizar um quadro de tarefas para crianças. E assim, você conseguirá organizar melhor a rotina de seus filhos ou filhas, além da sua própria família.

Vale ressaltar que, desde sua criação, o quadro também pode ser um incentivo. Ou seja, chame as crianças para auxiliar no seu desenvolvimento! Contribuindo com a criação do quadro de tarefas, os pequenos passam a entender a importância de participar das tarefas em prol da família. Portanto, faça deste momento uma situação divertida, incentivando a criança a colocar toda sua criatividade em prática!

Materiais

Para o quadro de tarefas para crianças, você vai precisar de materiais como um quadro branco, lousa ou cartolina, giz ou canetas coloridas, post-it, fita adesiva ou marcador, por exemplo. A escolha é sua!

Desenvolvimento

Monte uma tabela e escreva em cada um dos eixos, do quadro ou do papel, os dias da semana e o nome das crianças. Para isso, utilize canetas coloridas, giz ou marcadores. Já nos post-its, por exemplo, escreva as diferentes tarefas que devem ser realizadas por cada criança. Em seguida, distribua as atividades de acordo com os dias e responsáveis correspondentes, fixando-as com ajuda de fita, se for necessário.

Quando a tarefa for realizada, vocês poderão marcá-la com um desenho, um carimbo ou até mesmo uma figurinha. E você também podem indicar o período para que cada tarefa seja realizada, como manhã, tarde ou noite.

Como colocar em prática no dia a dia?

Após desenvolver o quadro de tarefas para crianças com seus filhos ou filhas, é o momento de ensiná-los a usar essa ferramenta. Para evitar erros, é importante que cada criança compreenda a dinâmica do quadro, tendo total autonomia para atualizá-lo. Sugerimos seguir os seguintes passos:

1. Explique a dinâmica

Antes de incluir o quadro de tarefas para crianças na rotina da casa, é importante que os adultos expliquem para as crianças como ele funciona, mostrando as tarefas e regras que devem ser cumpridas. Em seguida, deve-se combinar com os pequenos qual a premiação ideal para cada semana ou mês, o que funcionará recompensa.

2. Atualize o quadro diariamente

Para que o quadro de tarefas para crianças seja eficaz na vida das crianças, é preciso atualizar a dinâmica todos os dias. De nada irá adiantar preencher as tarefas somente no início, tudo bem? Para que a criança tenha o hábito de realizar todas as atividades e siga as regras, os pais também devem criar uma rotina. E caso a tarefa seja cumprida fora da casa, é importante lembrar-se de atualizar o quadro assim que chegar!

3. Não retire os pontos que a criança já tem

Ainda que a criança apresente uma atitude ruim ou deixe de realizar alguma tarefa, nenhum dos pontos que já foram conquistados deverão ser retirados, ok? Lembre-se de que o quadro de tarefas para crianças envolve um reforço positivo, motivando as boas ações. Não se trata de punição!

4. Defina prêmios que sejam acessíveis

Um erro que deve ser evitado é considerar apenas prêmios grandiosos como recompensas para as crianças. Afinal, ganhar brinquedos novos a cada semana deve ser evitado. Ao contrário, é possível valorizar recompensas que estimulem o contato familiar, como passeios e brincadeiras com toda família.

5. Evolua o quadro conforme o crescimento da criança

O quadro de tarefas para crianças poderá acompanhar os pequenos durante todo seu período de crescimento. Para isso, basta que ele seja atualizado de acordo o desenvolvimento infantil.

Por exemplo, as tarefas poderão ser alteradas, além de serem adicionadas novas atividades mais complexas. Outra alternativa é refazer o quadro, de modo que a criança possa personalizá-lo conforme seus gostos e cada momento da vida.

Agora que você já sabe a importância do quadro de tarefas para crianças, que tal convidá-lo para criar um junto com você? Assim, a criançada poderá desenvolver a responsabilidade, a autonomia e a persistência para alcançar seus objetivos!

Se você gostou das nossas dicas para criar um quadro de tarefas para crianças, não deixe de acompanhar o Blog PlayKids! Aqui, você encontra os melhores textos sobre educação e tecnologia, desenvolvimento infantil, crianças e parentalidade, além de conferir todas as novidades e conteúdos do PlayKids App. Não perca essa chance!

Equipe do Blog PlayKids

Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

15 − 6 =

Pin It on Pinterest