Ao menor sinal de que os números da pandemia Covid-19 estão se estabilizando ou diminuindo, mesmo que temporariamente, é inevitável o desejo pela flexibilização do isolamento social. Porém, é muito importante manter hábitos para a segurança das crianças e de toda a família.
Algumas cidades, abriram seus shoppings, parques e programaram o reinício das aulas presenciais. Mas, mesmo que isto se concretize, é preciso manter alguns cuidados. Pelo menos, enquanto não temos uma vacina eficiente.
O fato é que ainda existem dúvidas dentro da classe científica sobre o contágio assintomático das crianças. Seu papel como vetor do vírus pode levar a contaminação dos pais e avós. Nesse último caso é ainda mais perigoso, porque muitos avós são portadores de comorbidades, que podem evoluir para um quadro crítico. Por isso, todo cuidado é pouco!
A parte mais difícil, é evitar que as crianças coloquem os dedos na boca, olhos e nariz, mas vale a tentativa. Que tal transformar este cuidado numa brincadeira familiar, onde cada um vigia os outros? Um prêmio, ainda que simbólico, pode estimular a competição.
A segurança das crianças
Lavar corretamente as mãos é um hábito que deve ser mantido, mesmo após a pandemia. Porém, é preciso que as crianças aprendam pelo exemplo. Ou seja, os pais precisam lavar frequentemente as mãos na frente delas para promover a imitação natural. Aproveite para ensinar a fechar a torneira enquanto se esfrega as mãos, que deve durar o tempo adequado para ensaboar as palmas, costas, punhos, entre os dedos e as unhas.
Na falta de uma torneira próxima, o álcool gel com 70% de concentração pode substituir o sabão com eficiência. Use sempre após o contato com pessoas, objetos e superfícies.
A máscara também ajuda muito na prevenção, não apenas do Coronavírus, mas também de gripes e outras doenças respiratórias. Além disso, pode aliviar os efeitos a poluição do ar. Crianças a partir dos dois anos devem usar máscara fora de casa. Procure estampas ou personagens que agradam os seus filhos e transformar uma obrigação em algo divertido. Mas, é importante que elas cobram totalmente a boca e o nariz, sem folgas nas laterais. Lembre-se também de trocar a cada duas horas. Também é aconselhado o uso dentro de casa para o convívio com visitas, principalmente os avós.
A volta às aulas deve ser precedida de uma visita dos pais à escola. Assim, é possível se assegurar de que todos os cuidados foram tomados e que os professores e funcionários estão cientes de seu papel também na educação para a prevenção. As mudanças nas instalações são necessárias, mas as mudanças de comportamento são ainda mais importantes.
Enquanto a vacina não vem, esses cuidados precisam ser observados com responsabilidade. Afinal, um futuro saudável e feliz depende de crianças saudáveis e felizes.
Confira o vídeo do Angelino que estimula as crianças a lavarem as mãos:
E divirta-se com o SuperHands ensinando o passo a passo para as crianças lavarem as mãos:
Leia mais:
0 comentários