A pandemia e os acidentes domésticos com crianças

jul 7, 2021 | Crianças

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

Ainda não existem dados oficiais do SUS, mas é possível notar um aumento significativo nos acidentes domésticos com crianças desde o início da pandemia Covid-19. 

Com o isolamento social, suspensão das aulas presenciais e o crescimento do home office, criou-se uma equação perigosa para as famílias. Muitos pais não estavam preparados para um convívio tão intenso com seus filhos. Por isso, eles têm dificuldades para conciliar o trabalho remoto com o acompanhamento da educação das crianças. Principalmente, conciliar suas atividades de lazer nos ambientes do lar, alguns deles, extremamente perigosos

Segundo a ONG Criança Segura (Safe Kids Brasil), 90% dos acidentes podem ser evitados com medidas muito simples de prevenção. Basta um olhar atento ao redor para eliminar alguns dos perigos mais comuns. Nas “Oficinas de Anjos da Guarda” do Angelino, pedimos para que os pais se sentem no chão como um exercício para eles avaliarem o ambiente com um olhar atento em 360 graus. Assim, é possível enxergar o cenário sob o ponto de vista das crianças e identificar aqueles perigos que nem sempre notamos em nossa ótica adulta.

Como proteger as crianças no ambiente doméstico?

As medidas corretivas geralmente incluem a proteção de quinas, tomadas e a eliminação de pontas de toalhas e fios pendurados, que despertam a curiosidade dos pequenos. Ou ainda, mudar a posição de móveis que podem ser escalados e dar acesso às janelas. Dessa forma, conseguimos reduzir os efeitos das quedas, tanto das crianças quanto a de objetos sobre elas, que são os acidentes mais frequentes dentro de casa.

  • Guia para prevenir os acidentes em casa. Baixe aqui o Manual do Angelino.

Mais do que proteger o ambiente doméstico, é preciso ajudar nossos filhos a identificarem os perigos desde cedo. Por isso, é ideal que haja uma conversa sobre os riscos que estão à sua volta. Pode até parecer uma tarefa difícil em um primeiro momento, mas não é nada que não possa ser assimilado no processo natural de aprendizado das crianças. Dessa forma, você consegue proteger e evitar acidentes domésticos com crianças. Basta uma boa dose de paciência e todo o carinho que elas merecem! 

Leia mais: 

 

Renato Cavalher

Renato Cavalher

Publicitário e especialista em prevenção de acidentes na infância. É co-criador do personagem Angelino, o anjinho distraído, que ensina as crianças a identificarem os perigos que as cercam. Renato é nosso autor convidado e seus textos não refletem, necessariamente, a opinião do Blog PlayKids.
Leia mais
Deixe um comentário

1 Comentário

  1. Norma

    Conteúdo muito interessante e relevante. Obrigada.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quatro + 6 =

Pin It on Pinterest