Você já recebeu uma mensagem gentil de alguém que te ama? Já? Então você sabe que a sensação é muito bom e transforma nosso dia em algo melhor. Já pensou em tornar a prática do elogio e da troca de carinho algo recorrente, em casa, ensinando ao pequeno o valor da empatia e da gratidão? Confira algumas dicas simples e divertidas para praticar a gentileza em família!
1. Surpresas
A ideia aqui é pensar em algo diferente a cada brincadeira, de preferência inesperado. Já ouvi histórias de mães e pais que durante a madrugada prepararam a mesa do café com o tema do personagem predileto, fazendo a casa amanhecer em grande festa. Também ouvi o relato de uma avó que foi surpreendida pelos netos com palavras que representavam o que sentiam por ela, como “linda”, “doce”, “esperta”.
Vale também pensar em uma comida diferente para o jantar, uma sessão de filmes, uma leitura de conto em família, algo que varie de mês a mês. O importante é sempre a atividade vir acompanhada com frases gentis como: “escolhi o filme que você mais gosta”, “preparei essa comida que você adora”, “hoje vou ler uma história especialmente para você”.
2. Cartas
Um jeito clássico de encher a casa de alegria e produzir novas memórias é escrever mensagens de amor. Em tempos de mensagens curtas no WhatsApp, que tal um passeio pelo texto escrito a mão, em pedaços de papel colorido? A ideia é simples: todos os membros da família escrevem cartinhas curtas e trocarem entre si. Para inspirar vocês, aqui vão algumas dicas de temas para as cartas de gentileza em família:
- Um elogio a uma conquista da pessoa;
- Uma mensagem de incentivo para um novo projeto ou um novo ano escolar;
- Uma colagem de revista ou desenho, mostrando que você sabe do que a pessoa gosta;
- Um simples elogio, como “adoro seu sorriso!”;
Aqui a única coisa essencial é ser positivo e gentil, pensando em como a pessoa vai se sentir feliz ao abrir o recadinho. Para o seu pequeno, a atividade vai ter dupla função. Ensiná-lo a ser empático e amoroso e ao mesmo tempo ver as pessoas de casa sendo amáveis umas com as outras. Criando uma imagem de um lar amoroso e fortalecendo seus sentimentos.
3. Jogo do elogio
Essa dica é para as famílias que gostam de uma roda de conversa e de uma brincadeira em conjunto. O jogo é simples e tem apenas duas regras:
- Uma pessoa fica em destaque, na roda. Os demais familiares tem que dizer um elogio a ela, sem repetir o elogio que o outro já fez.
- Caso a pessoa se perca no pensamento para buscar um elogio, ela pode trocar por uma lembrança divertida ou emocionante que ela tem do seu familiar.
Não há perdedor e nem vencedor, afinal não é a proposta. O jogo acaba com uma rodada de petiscos e um filme gostoso ou algo que seja igualmente aconchegante. Claro que as dicas aqui são apenas algumas das formas de demonstrar amor e carinho. A ideia é soltar um pouco o diálogo e favorecer momentos que aos poucos se tornarão parte de todos os dias. Mostrando ao pequeno que o amor ainda é o melhor caminho para viver em comunidade e a gentileza em família é a construção para isso.
Leia mais:
0 comentários