Como fazer uma festa junina em casa?

jun 23, 2021 | Crianças

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

Festa junina é uma celebração cheia de brincadeiras, danças, comidas e cultura. É uma data importante para o desenvolvimento infantil que, como resultado, auxilia a criança em sua exploração e valorização da cultura nacional e estimula a socialização e o desenvolvimento motor a partir do aprendizado das coreografias de dança. Porém, a criança aprende ainda mais quando ela participa da organização da festa. Mas, como organizar uma festa junina em casa? Vem com a Playkids que temos dicas para você! 

Festa junina em casa: vamos colocar a mão na massa na cozinha? 

Em primeiro lugar, há muitas comidas típicas de festa junina e muitas são receitas caseiras, como bolo de milho, arroz doce, canjica, curau, pamonha, pastel, entre tantas outras. Começar a festa junina montando o cardápio e convidando a criança para colocar a mão na massa na cozinha é uma ótima oportunidade para que ela aprenda mais sobre os ingredientes que compõem a receita, de onde eles vêm, suas quantidades e a sequência de preparo, assim como  estimulá-la sensorialmente a partir do toque, olfato e paladar. 

O clima de festa junina passa pela decoração

Em segundo, a festa junina possui um cenário extremamente rico de estímulos para a criança. É um bom momento para compartilhar com ela a história dessa tradição, como um ritual ou festividade em que a população pedia aos santos por uma colheita próspera. Desta forma, cada parte da decoração possuía uma representatividade única. As bandeirinhas eram utilizadas como símbolo de proteção; o balão, a comunicação do início da comemoração; e a fogueira, a luz e a vida.

Recortar bandeirinhas a partir de revistas antigas, jornais ou papéis coloridos, fazer um lindo balão e montar a pescaria farão com que a criança sinta-se parte da comemoração e compreenda os elementos culturais que a compõem. Para isso, conte com a ajuda de nosso conteúdo original, Superhands, que traz vídeos com tutoriais para enfeitar sua festa junina.

 Pula a fogueira, iaiá, pula a fogueira, ioiô  – Festa junina precisa de música!

Convide a criança a conhecer mais sobre as músicas que compõem esta festa e criem juntos uma playlist que estimule todos a dançar. A música gera engajamento durante a festa, mas, também, auxilia a criança a gerar memórias afetivas desse momento. 

Hora de se vestir para a festança

Fazer parte da comemoração é também estar à caráter, seja vestindo uma camisa xadrez ou um vestido, utilizando um chapéu de palha ou de caubói, arrumando o cabelo com tranças e maquiando o rosto com as pintinhas pretas ou um bigode. Aproveite este momento para deixar que a criança explore suas roupas, seus penteados e a maquiagem e respeite, caso ela não se sinta confortável em se caracterizar. O importante é se sentir parte da festa. 

Olha a cobra, é mentira! – Quadrilha

A quadrilha representa a alegria e a vontade de viver para os povos antigos. Organize a família para esta brincadeira, ela é um elemento cultural essencial da festa e estimula que a criança desenvolva a organização e a cooperação. 

Ajudar na organização da festa, seja cozinhando, recortando bandeirinhas, dançando quadrilha ou se vestindo à caráter ajudará que a criança compreenda mais sobre a diversidade cultural de seu país, valorize a riqueza das tradições que o Brasil possui e passe a valorizar suas origens. Que tal comemorar o São João em família? Comente abaixo como foi essa experiência!

Leia mais:

5 desenhos de festa junina para assistir em família

6 dicas para uma festa de aniversário simples e incrível

Atividades criativas para a educação infantil

Erica Medeiros

Erica Medeiros

Analista de Conteúdo na PlayKids, é psicóloga e especialista em neuropsicologia e psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem infantil.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

7 + quatro =

Pin It on Pinterest