A importância das atividades de colorir na infância

nov 16, 2022 | Educação & Tecnologia

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

É através da brincadeira com as cores que as crianças aprendem suas primeiras palavras, se conectam com o mundo e se expressam das mais diversas formas.

É por isso que as atividades de colorir são atemporais. Influenciando crianças de todos os lugares e possibilitando uma das formas mais antigas de se expressar e interpretar o mundo à sua volta.

Leia mais:

Telas na infância: como a tecnologia pode ajudar na educação das crianças?
Por que aprender sobre folclore na infância?
Como aplicar a disciplina positiva?

Rabiscar, desenhar, colorir… a infância que a gente conhece!

Seja com lápis de colorir, canetinhas ou giz de cera, brincar de colorir é uma marca registrada da infância. Pois além de incentivar as crianças a explorarem seu lado criativo, estimula diversas habilidades e competências necessárias para o seu desenvolvimento.

Dessa forma, além de divertido, o ato de colorir estimula aspectos motores, cognitivos e socioemocionais da criança. Tornando-se uma das principais ferramentas educativas a serem introduzidas na infância.

Os benefícios de colorir

Dentre os benefícios do colorir na infância, destacamos algumas áreas que se destacam durante essa prática. São elas:

  • Coordenação motora fina;
  • Identificação de cores;
  • Estímulo à criatividade e imaginação;
  • Aprimoramento da concentração;
  • Regulação emocional;
  • Expressão Artística.

Ou seja, enquanto brinca com as cores, habilidades essenciais para o desenvolvimento da escrita estão sendo estimulados. Assim como sua capacidade de foco, imaginação, pensamento crítico e regulação das suas emoções em momentos de tensão.

Como a cultura digital tem impactado esse desenvolvimento

Porém, com o avanço das tecnologias e a popularização dos dispositivos móveis, as crianças têm migrado essa atividade para os ambientes virtuais.

Expandindo esses exercícios para novos espaços e encontrando novas formas de se expressar.

Logo, surge a necessidade de disponibilizar conteúdos que potencializam esse aprendizado em meio aos ambientes digitais. Que possibilitem às crianças experiências divertidas e engajantes. Ao mesmo tempo que fornecem segurança aos responsáveis em relação aos aspectos educativos presentes nesses jogos e aplicativos.

Foi pensando nesse público que o PlayKids APP desenvolveu um aplicativo exclusivo para crianças apaixonadas por colorir, o “Jogos de Pintar by PlayKids ou Coloring Book by PlayKids”.

Com mais de 100 desenhos para colorir divididos por pacotes temáticos, o conteúdo do Coloring Book possibilita que a criança brinque com as letras, explore os números e use as mais diversas cores e texturas.

Logo, no Coloring Book eles encontrarão os mais diferentes cards de colorir, repletos de animais, letras, números e figuras fofinhas em meio aos seus personagens prediletos da Turma do Junior.

Jogos de pintar by PlayKids é um jogo de desenhos para colorir online que une os elementos preferidos das crianças para momentos de muita criatividade ao lado da família, amigos ou até mesmo sozinhas!

Baixe o aplicativo gratuitamente em todas as plataformas e ofereça a sua família mais uma maneira divertida de estimular atividades educativas em ambientes digitais de maneira fácil, educativa e segura!

> Baixe aqui se seu dispositivo é iOS

> Baixe aqui se seu dispositivo é Android

Bruna Dias

Bruna Dias

Apaixonada por educação, cultura e tecnologia, atua na área de educação há mais de 10 anos e acredita na importância de aprender brincando.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

16 + dezesseis =

Pin It on Pinterest