5 vantagens da tecnologia na infância

jul 20, 2021 | Educação & Tecnologia

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

Viver em um mundo conectado é cada vez mais uma fonte de dúvida para as famílias com crianças pré-escolares, tendo em vista discussões sobre os efeitos negativos e positivos do uso de telas nesta idade. Por um lado, é defendido que a exposição passiva à tecnologia pode causar prejuízo no desenvolvimento infantil e impactar a exploração da criança pelo mundo físico e, consequentemente, sua capacidade de imaginar, fantasiar e desenvolver habilidades sociais e emocionais. Por outro lado, acredita-se que a tecnologia quando utilizada como um convite para a interação e o reconhecimento de diferentes realidades e com finalidades educativas pode potencializar o desenvolvimento infantil. Que tal descobrir mais sobre estes benefícios? Confira agora 5 vantagens da tecnologia na infância.

1. Desenvolvimento de novas habilidades e aumento do interesse por aprender

Inúmeras pesquisas demonstram que o contato de crianças pré-escolares com desenhos animados e jogos educativos possuem impacto positivo no aprendizado de novos vocabulários. Além disso, os jogos auxiliam no processo de alfabetização e aquisição de conhecimento acadêmico (como o aprofundamento do conhecimento em ciências, geografia e demais disciplinas). Além disso, os estudos demonstram que assistir e interagir com jogos aumentam a prontidão e o desempenho escolar. 

2. Estimula a resolução de problemas

Ao ter contato com desenhos animados e jogos, a criança experimenta novas situações, auxiliando na formulação de novas hipóteses, pontos de vista, opiniões e estratégias. Tudo isso poderá ser utilizado posteriormente, em problemas da vida real tanto escolares como sociais. Logo, é imprescindível que estes conteúdos trabalhem de forma apropriada às temáticas as quais se propõem.

Por exemplo, um jogo que relaciona a violência como a saída para determinado conflito irá estimular com que a criança faça o mesmo. Por sua vez, animações e jogos educativos que estimulam a criança a refletir sobre seus erros, a utilizar o pensamento crítico e o raciocínio lógico e traz modelos comportamentais adequados irão ser referências saudáveis para a criança no momento de resolver seus problemas. 

3. Desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais

O contato com histórias auxilia a criança a se identificar com características físicas e psicológicas dos personagens. Além disso, a conexão com o enredo que é vivenciado auxilia no autoconhecimento de suas características pessoais, na identificação e expressão de sentimentos e emoções.

Como a criança ainda está em desenvolvimento, há emoções e situações sociais em que ela sente mais dificuldade de processar e compreender tudo o que está acontecendo em sua vida. Logo, ao ter contato com diversos personagens, ela consegue utilizá-los como referências para contar mais sobre quem ela é, quer ser e trazer significados para aspectos da sua própria história.

4. Desenvolvimento da imaginação e da criatividade

Os elementos visuais e as histórias dos desenhos e jogos ajudam a desenvolver a imaginação da criança por meio do uso de personagens coloridos, animações engraçadas e efeitos sonoros. Além disso, auxiliam na criação de repertório que é essencial para desenvolver a criatividade. Quanto maior o contato da criança com estímulos variados, maior é a sua capacidade criativa e de inovação.

A possibilidade de se colocar no lugar dos personagens, auxilia a criança a representar outros mundos e a construir a partir deles novos enredos. Além, é claro, de novos objetos e novos produtos que podem fazer parte da realidade da criança. 

5. Estimula o raciocínio lógico

Grande parte dos jogos trazem desafios que objetivam fazer com que a criança pense de forma diferente a partir de um mecanismo de causa e consequência e experimente soluções para os dilemas enfrentados. Deste modo, estimula que a criança aplique o conhecimento adquirido até aquele momento e adquira novos para que o jogo gere sentido e um senso de progresso. 

Apesar dos inúmeros benefícios que a tecnologia pode fornecer para a criança, é necessário estarmos alertas para os tipos de conteúdo que são acessados pelos pré-escolares.

O contato com programas e jogos com finalidades apenas de entretenimento ou direcionados para adolescentes ou adultos não possuem os mesmos benefícios, pelo contrário, podem gerar déficits cognitivos na capacidade atencional, de concentração e no desenvolvimento moral e comportamental da criança. 

Por fim, é essencial que a criança consiga compreender o que está vendo de forma que possa generalizar a experiência de aprendizado para a realidade. Mais importante ainda é que, a medida do possível, um responsável possa mediar a interação da criança com a tela. Assim, o adulto pode fazer comentários, explicar palavras complexas para a faixa etária, ensinar estratégias para que a criança consiga passar determinada fase do jogo.

Gostou de conhecer 5 vantagens da tecnologia na infância? Então conte com a PlayKids para lhe ajudar por meio de conteúdos educativos escolhidos e produzidos por especialistas em educação! 

Leia mais: 

Erica Medeiros

Erica Medeiros

Analista de Conteúdo na PlayKids, é psicóloga e especialista em neuropsicologia e psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem infantil.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

19 − doze =

Pin It on Pinterest