logo-playkidsapp
Assine agora com 15% OFF no plano mensal!

O que rolou no Podcast Playkids em 2021

por | dez 2, 2021

O Podcast PlayKids surgiu com o intuito de levar conteúdos interessantes, importantes e criativos. Sua abordagem foca nas crianças e, principalmente, nos pais e responsáveis.

A cada episódio um tema novo é escolhido pela curadoria PlayKids. De maneira dinâmica e pedagógica ele é dissertado com a participação de um convidado especial.

Os convidados selecionados são profissionais especializados no assunto abordado a cada novo episódio. Eles são chamados para somar com qualidade e profundidade ao tema. Seja trazendo dados, referências, estudos ou pesquisas relevantes, mas sempre de maneira didática. A fim de atingir todos os ouvintes do Podcast PlayKids.

A ideia do canal é atrair mentes pensantes e interessadas em aprender mais sobre assuntos atuais. Estes, envolvem o bem-estar e o desenvolvimento saudável de crianças e jovens. Tudo de forma objetiva, prática e breve. Assim, o ouvinte pode se entreter entre uma atividade e outra do seu dia a dia.

Vamos relembrar tudo que foi ao ar no Podcast PlayKids em 2021. Veja aqui os principais destaques de cada episódio.

Podcast Playkids em 2021: uma breve retrospectiva

Os episódios de cada Podcast PlayKids têm em torno de 25 minutos. São conteúdos breves que abordam temas relevantes sempre sobre o olhar de um especialista.

O interessante do formato em áudio é, justamente, dar uma melhor dinâmica para o ouvinte. Assim, ele pode ter acesso ao conteúdo enquanto está no trânsito, durante o almoço e até enquanto se exercita.

Os temas de cada episódio são escolhidos com primor pelo time PlayKids. Todos têm como objetivo abordar assuntos que fazem parte da rotina das famílias com crianças em casa.

O material é direcionado tanto para pais de primeira viagem como para responsáveis que buscam um novo olhar no modo de criar e educar os pequenos das novas gerações.

Vamos conferir quais foram os oito episódios do Podcast PlayKids 2021.

1. Conversando sobre segurança digital

É quase impossível, nos dias atuais, viver sem estar conectado a algum dispositivo. A internet já faz parte da vida de adultos e, claro, das crianças também.

Apesar de todas as maravilhas e facilidades que a internet traz para a nossa rotina, é preciso muito cuidado e atenção. Principalmente sobre tudo aquilo que acessamos e compartilhamos na rede.

O primeiro Podcast do ano abordou justamente a importância da segurança digital. Temas sobre evitar cair em armadilhas online e como o direito vem trabalhando para punir crimes virtuais foram abordados.

A convidada foi a advogada especialista em Direito Digital, Alessandra Borelli. Dentre muitas falar e informações interessantes sobre o tema, ela destacou o seguinte ponto:

“As informações, a qualidade das informações, quando compartilhadas, elas podem impactar na vida do ser humano, na minha e na vida de outras pessoas”.

2. Conversando sobre o autismo

Debater sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é sempre necessário dentro da sociedade moderna. Aspectos como a luta por inclusão, atendimento médico e terapêutico adequado e o não-preconceito são fundamentais.

O segundo episódio chegou para dar luz e visibilidade a essa causa, ainda tão sensível. O podcast foi lançado junto ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, criado pela ONU em 2007.

Ele trouxe três convidadas especiais. Jullie Gottschall, fonoaudióloga especialista em autismo e sócia-fundadora do Núcleo Plural; Claudia Mascarenhas, psicóloga, psicanalista e consultora da série de animação AUTS; e Karen Bussacarini, mãe do Gustavo e da Rafaela.

Dentre um dos inúmeros destaques que episódios nos brindou, ressaltamos:

“Toda criança tem o direito de ser criança. Não é porque a sociedade espera que ela seja de um jeito, que ela deva ser desse jeito”.

“Vamos aprender a respeitar que cada um tem o seu jeitinho especial de ser”.

3. A importância do Brincar

Brincar é um direito da criança. É através do brincar que ela aprende a reconhecer o mundo que a cerca, se desenvolve, exercita sua criatividade, capacidade motora e a reconhecer seus limites.

Toda criança precisa do brincar. Esse direito precisa ser compreendido, incentivado e respeitado por pais, responsáveis e educadores.

Para esse bate-papo mais que especial, recebemos no terceiro episódio do Podcast PlayKids: Sarah Helena, formada em psicologia, especialista em Filosofia e Curadora na Leiturinha.

Um dos destaques que mais chamou a atenção nessa conversa, foi:

“O brincar é o que dá à criança a saúde mental. É importante dar à criança este espaço, para que ele cure ali as suas próprias angústias. Por isso que brincar é tão fundamental para a criança como comer. Por isso elas querem muito estar nesse lugar da brincadeira, inclusive convidando você para fazer parte disso”.

4. Férias Escolares: e agora?

As férias são um dos períodos mais aguardados por crianças em idade escolar. Essa pausa nos estudos traz uma mudança essencial na rotina. Ela é boa e essencial para o desenvolvimento dos pequenos.

É importante que os pais entendam que as férias são um momento de descanso e pausa das atividades escolares, mas que pode ser um tempo produtivo e repleto de atividades interessantes.

Para falar sobre o tema recebemos no quarto episódio Maria Tereza, que é especialista em educação emocional. Dentre tantas dicas e informações relevantes ao assunto, ela nos brindou com o seguinte destaque:

“O período de férias escolares é um período de fundamental importância para o desenvolvimento cognitivo e psicossocial dessas crianças. É um momento de segmentar o conteúdo, tudo que ela aprendeu durante o semestre na escola, e conseguir ter a oportunidade de aplicar esse conhecimento em outras situações do mundo”.

5. Como falar sobre luto com as crianças?

O luto é um dos assuntos mais difíceis de serem abordados com crianças e adolescentes. Até mesmo porque, muitos adultos não gostam de falar sobre.

Apesar de ser um tema presente em nossas vidas, muitas pessoas adiam entrar no assunto, até que seja realmente necessário.

Para essa conversa delicada e cheia de pudores, recebemos Luciana Mazorra, psicóloga e doutora em Psicologia Clínica, além de sócia-fundadora do Instituto de Psicologia 4 Estações.

Entre os destaques do bate-papo, ressaltamos uma fala importante:

“Existe essa crença de que não falar da morte com a criança protege a criança do sofrimento. Por exemplo, quando um ente querido está adoecido e ninguém diz nada, ela aos poucos percebendo, vai juntando um sinal com outro sinal. E todo esse processo de tentar atribuir sentido, ela vai acabar fazendo sozinha”.

6. Defasagem escolar na pandemia: Linguagem e alfabetização

A pandemia da Covid-19 deixou inúmeras marcas e cicatrizes em toda a sociedade. E as crianças não ficaram imunes a elas.

O aprendizado infantil foi um dos mais afetados durante o período de reclusão e ensino à distância. Uma das consequências mais impactantes e brutais foi o abandono escolar e o comprometimento do aprendizado por meio remoto.

Para trazer mais informações sobre o assunto, conversamos com Renan Sargiani, Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano na Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Educação e Psicólogo.

Entre os pontos abordados, a necessidade em rever o método de aprendizado e a inclusão de novas linguagens em sala foi um dos destaques.

“É muito importante que se desenvolva nas crianças as competências de literacia digital, um componente que estava fora dos currículos escolares antes da pandemia, com o intuito de aprender e produzir conhecimento”.

7. Como lidar quando as crianças sentem medo e ansiedade?

Medo e ansiedade são sentimentos que fazem parte do conjunto de emoções que todos nós carregamos conosco desde os primeiros anos de vida.

Mas ao contrário do que acontece com um adulto, que sabe identificar e nomear suas angústias, as crianças não conseguem expressar o que sente ou identificar os gatilhos que as afligem.

Para um assunto tão complexo ouvimos Nichollas Areco, Doutor em psicologia pela USP e psicólogo do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.

Dentre alguns pontos que trazem muita reflexão sobre esse sétimo episódio, destacamos a seguinte frase do Dr. Areco:

“Nós vivemos num tempo em que as reações são poucos encorajadas, ou que nós devemos reagir sempre da melhor forma possível, é o que a gente chama de positividade tóxica. Como se não fosse humano, reações emocionais que tenham a ver com medo, quem tenham a ver com a angústia, com a aflição. Entendendo que não existem o bom ou ruim, existe o que é típico para natureza humana, e a natureza humana é mais complexa e mais completa que isso”.

 

8. A importância da diversidade e o impacto do racismo na vida das crianças

O racismo é um assunto de total relevância e precisa ser discutido dentro dos lares desde cedo. Apesar disso, muitas famílias têm dificuldade ou não sabem como abordar o tema com as crianças.

Porém, quanto mais cedo temas sensíveis à sociedade foram desmistificados e tratados com a devida importância e seriedade ainda na infância, mais fácil a luta contra o preconceito se faz presente.

Para o último Podcast PlayKids de 2021, tivemos o prazer de conversar com Rodolfo Previato, formado em letras pela Universidade Estadual do Paraná, Redator Publicitário e Professor de Redação e Literatura. Rodolfo nos brindou com uma frase que merece destaque e compartilhamentos:

“Não ser racista e ser antirracista são duas coisas diferentes. Não ser racista é você não ferir alguém ou machucar alguém por meio do racismo. Ser antirracista é atuar diretamente contra a perpetuação do racismo”.

Como e onde ouvir o Podcast PlayKids?

O Podcast PlayKids pode ser ouvido por todos através do canal da plataforma no aplicativo Spotify de forma simples e descomplicada.

Não é necessário ser assinante e nem mesmo fazer cadastro, basta ter um dispositivo conectado à internet para começar a ouvir os conteúdos.

Abra o app de streaming (clique aqui) e comece a navegar pelo canal PlayKids. Para quem deseja ficar sempre atento aos novos podcasts publicados, basta fazer um breve cadastro e clicar em “seguir”. Assim, todas as vezes que um novo tema for ao ar, você receberá uma notificação e poderá ouvir quando e onde quiser.

É tudo gratuito, simples e fácil. Os áudios ainda podem ser compartilhados em suas redes sociais ou por aplicativos de mensagens.

Bacana, não é? Comece agora mesmo a ouvir o canal de Podcast PlayKids e confira uma seleção de conteúdos interessantes e com temas atuais, feitos especialmente para você!

Gostou de conhecer o que rolou no Podcast PlayKids 2021? Nossa plataforma e canais de comunicação são criados pensando e priorizando o bem-estar de crianças e, também, de todos que formam seu universo.

Não deixe de conferir nossos conteúdos, também, em nosso Blog. Estamos esperando por você no App, no Blog e em nosso canal de Podcast! Até breve!

Categoria:
PlayKids
Escrito por Equipe do Blog PlayKids

Escrito por Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.
2 e-books para aproveitar as férias com as crianças. Baixe agora.

Nossas Redes Sociais

PlayKids News

Mais lidas

Conheça o PlayKids

O que é PlayKids App?
Qual a importância dos aplicativos educacionais?
Você sabe como funciona o PlayKids?
Saiba como assinar PlayKids
Assine agora com 15% OFF no plano mensal!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 5 =

Mais Posts
O desafio da defasagem escolar

O desafio da defasagem escolar

O desafio da defasagem escolar é uma questão importante a ser debatida. Seja entre educadores, líderes escolares e também pelos pais. Durante a pandemia, as escolas fecharam, os alunos tiveram contato com outro método de aprendizagem e todas essas mudanças podem...

Ei, quer receber nossas
novidades toda semana?

E-mail cadastrado com sucesso!

Pin It on Pinterest