Dia Mundial da Infância: 4 dicas para ouvir as crianças

mar 21, 2024 | Uncategorized

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

O Dia Mundial da Infância é comemorado no dia 21 de março e foi criado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e tem como objetivo proporcionar uma reflexão sobre os direitos das crianças.

Embora os cuidados com as crianças e adolescentes sejam muito importantes, o programa notou que os primeiros anos de vida são essenciais para o desenvolvimento integral da criança, por isso, a importância da data.

A Lei n° 13.257/2016 determina que a primeira infância é o período referente aos 6 anos completos ou 72 meses de vida. A partir dessa norma, a UNICEF e o ECA, implementaram políticas públicas a fim de proteger esse período de vida das crianças.

Então, para comemorar o Dia Mundial da Infância, trouxemos 4 dicas que irão te ajudar a ouvir e se conectar verdadeiramente com as crianças. Vamos lá?

 

1. Esteja presente

 

Estar presente vai além de ocupar o mesmo espaço físico que a criança. É importante ter tempo de qualidade, isto é, brincar de fato e prestar atenção no que elas estão dizendo.

Para ter um momento ainda mais especial, vocês podem assistir juntos a programação do app PlayKids+ isso irá ajudar a fortalecer a conexão entre a família e criar momentos inesquecíveis.

 

2. Pratique a empatia

 

Infelizmente, é comum que os adultos invalidam os sentimentos das crianças. Mas lembre-se que elas ainda estão aprendendo a lidar com suas próprias emoções, por isso, é comum terem dificuldade em se expressar.

Portanto, o seu papel é praticar a empatia e se colocar no lugar da criança para entender o que ela está sentindo no momento e, se for necessário, acolhê-la e ajudá-la a entender o que está acontecendo.

Isso tudo irá ajudar a criança a se sentir segura e confiante para expressar seus sentimentos com você, além de proporcionar uma conexão verdadeira entre vocês.

Os desenhos também podem ser um aliado nesse momento. Para isso, você pode assistir histórias disponíveis no app PK+ que ensinam as crianças a lidarem com sentimentos e emoções.

 

3. Valorize a opinião do criança

Outra dica essencial para comemorar o dia mundial da infância e respeitar o direito das crianças, é justamente valorizar a opinião delas e o que elas têm a dizer. 

Isso mostra para a criança que ela deve ser respeitada independente da sua idade e também ajuda na construção da sua autoestima, confiança e autonomia. Para te ajudar, basta colocar essas dicas em prática:

  • Incentive a participação das crianças nas decisões familiares, ouvindo suas ideias e sugestões com atenção;
  • Elogie seus esforços e conquistas. Isso é uma forma de reconhecer seu potencial e valorizar suas individualidades;
  • Explore as atividades interativas do PK+ que incentivam a expressão e o diálogo, promovendo a comunicação assertiva e a escuta ativa.

 

4. Seja paciente

 

Por último, mas não menos importante, é ser paciente. Dessa forma, você cria um espaço seguro para as crianças compartilharem suas emoções e experiências sem julgamentos.

Sabemos que, com a agitação do dia a dia, pode ser difícil manter a calma. Portanto, aqui vão algumas dicas que podem te ajudar:

  • Quando você achar que vai perder a cabeça, faça uma pausa e respire. Dê um tempo antes de voltar ao assunto;
  • Faça perguntas que incentivam as crianças a se expressarem livremente sobre seus pensamentos e sentimentos;
  • Utilize o app PK+ para embarcar em jornadas de aprendizado incríveis, onde cada descoberta é uma nova aventura, construindo uma relação de confiança e cumplicidade com a criança.

Sabemos que em determinado momento as crianças entram na fase dos “porquês” e são tantas perguntas que é comum nem saber exatamente o que responder. 

Porém, você não deve simplesmente ignorar a pergunta, mas sim, demonstrar que você está dando atenção ao que a criança está falando.

E, para te ajudar, sugerimos o livro “Como ouvir as crianças e responder às suas perguntas mais difíceis”. Esse livro foi escrito pela psicanalista Claude Halmos que une fundamentos teóricos que ajudam os pais a entenderem como falar com as crianças.

 

Celebre o Dia Mundial da Infância com a PlayKids+

 

Saber como ouvir as crianças nem sempre é uma tarefa simples, mas sim, um processo contínuo que exige dedicação, amor e respeito. 

Esperamos que as dicas presentes neste artigo possam te ajudar no desenvolvimento emocional e na construção da autoestima das crianças.

E claro que o app PK+ te acompanha nessa jornada de aprendizado, com conteúdos educativos e divertidos, proporcionando aventuras incríveis com as famílias e criando um espaço seguro para o diálogo com as crianças! Faça parte dess universo!

Baixe aqui se seu dispositivo é iOS

Baixe aqui se seu dispositivo é Android

 

Melany Macedo

Melany Macedo

Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

cinco × dois =

Pin It on Pinterest