Conheça as principais linhas pedagógicas e saiba escolher entre elas

jan 10, 2022 | Educação & Tecnologia

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

Está em busca da melhor escola e quer garantir que a criança tenha uma boa oportunidade de ensino? Então, primeiramente é importante que você conheça as principais linhas pedagógicas. Dessa forma, poderá encontrar uma que se adequa melhor ao que você quer para a menina ou menino.

Afinal, é a linha pedagógica que direciona a maneira como o conteúdo será transmitido ao estudante, como ele será avaliado e até a postura adotada pelo docente em sala de aula. Por isso, antes de visitar as instituições, é importante que o responsável conheça as principais linhas pedagógicas para que possa decidir, entre elas, quais mais se ajustam ao que se espera da educação e evolução dos pequenos.

Se você está passando por esse momento decisivo e se encontra cheio de dúvidas, confira a lista abaixo e conheça as principais linhas pedagógicas e suas características. Assim, certamente se sentirá mais preparado para realizar essa escolha!

Leia mais:
A curiosidade no aprendizado: entenda a sua importância
Quiz PlayKids: perguntas que vão testar seu conhecimento sobre tecnologia na infância
O que é alfabetização tecnológica?

Conheça as principais linhas pedagógicas adotadas no Brasil

Cada linha pedagógica adota um processo de ensino, de avaliação e até de metas. Conheça as principais abaixo e veja qual atende melhor às suas expectativas.

Comportamentalista

Essa linha pedagógica foi fundada pelo psicólogo John B. Watson. De acordo com o modelo inicial, o foco é provocar a mudança em comportamentos que são considerados inadequados ou prejudiciais. Além disso, pretende-se incentivar a adoção de comportamentos que sejam considerados benéficos ao aluno e para a sociedade.

Para isso, nesse modelo, o professor assume o papel de quem detém a posse de todo o conhecimento. Assim, passa a ser o responsável por ensinar não apenas o conteúdo, mas também práticas e comportamentos que sejam compreendidos como benéficos.

Em suma, o aluno é tido como alguém pronto para aprender a partir de estímulos. Esses estímulos são dados pelo professor e seu constante feedback, tendo como base o determinado nos materiais instrucionais programados e controlados. O estudante é avaliado por meio de provas, semelhante ao que ocorre no modelo tradicional.

Construtivista

Para que você conheça as principais linhas pedagógicas, é importante também ficar atento ao construtivismo, que é comumente adotado no Brasil. Ele é inspirado nas ideias de Jean Piaget e, como o nome sugere, baseia-se em dar as ferramentas para que o aluno construa o conhecimento.

Para isso, as disciplinas são trabalhadas de forma que instiguem a curiosidade e levem o aluno a querer descobrir as respostas. A construção de conhecimento se dá pela resolução de problemas e formulação de hipóteses. O aluno é incentivado a ter autonomia na busca pelo conhecimento.

Freiriana

Esse método é baseado nas ideias de Paulo Freire e se caracteriza pela adoção do diálogo e por seu dinamismo. Para isso, conta com uma interação maior entre docentes e alunos. Além disso, se caracteriza por usar as experiências dos estudantes no processo ensino e aprendizagem, bem como a realidade da sociedade.

Essa aplicação visa ajudar os estudantes a compreenderem a importância do conteúdo abordado em sala de aula e sua aplicabilidade. Além disso, essa corrente também defende princípios como, por exemplo:

  • Bom senso;
  • Humildade;
  • Tolerância;
  • Respeito;
  • Curiosidade, entre outros.

Montessoriana

Dentre as linhas pedagógicas há também a Montessoriana, que foi criada pela pedagoga Maria Montessori. Esse método considera que a criança tem infinitas potencialidades que precisam ser trabalhadas.

Para isso, os docentes atuam como guias, que ajudam na remoção de obstáculos de aprendizagem. Os professores orientam, de forma que o próprio estudante perceba o erro cometido na atividade e o corrija.

Em suma, esse método busca incentivar o aluno a ser o responsável pelo seu aprendizado. No dia a dia, são realizadas atividades lúdicas, jogos e exposição de trabalhos, por exemplo, que visam estimular essa autonomia.

Para que isso seja possível, a divisão de turmas acontece de maneira diferente da tradicional. Uma delas é o fato de crianças de idades diferentes sejam colocadas em uma mesma turma escolar. Assim, as salas são compostas por alunos das seguintes idades:

  • 5 e 6 anos;
  • 7 e 8 anos;
  • 9 e 10 anos;
  • 11, 12, 13 e 14 anos.

Os grupos de até 10 anos contam com apenas um docente. Depois disso, novos professores passam a contar com professores específicos para cada disciplina.

Tradicional

Por fim, para que você conheça as principais linhas pedagógicas é importante ficar atento à tradicional, que é uma das mais adotadas no Brasil. Ela entende que, para que o aluno possa ser uma pessoa que questiona o que acontece ao seu redor, ele precisa ter uma boa base de informações.

Para isso, o professor atua como personagem central no processo de ensino e aprendizagem. Ele expõe o conteúdo e cabe ao aluno absorver.

Além disso, o conteúdo não é contextualizado, como ocorre, por exemplo, na linha construtivista. No modelo tradicional, o aluno tem que absorver o conteúdo, ou seja, não é trabalhada a construção do conhecimento.

No geral, a avaliação é feita por meio de prova escrita e visa mensurar o quanto o estudante conseguiu memorizar sobre o que foi apresentado. De acordo com isso, é dada a nota que determina se ele irá ou não poder seguir para o próximo ano escolar.

Como escolher entre as linhas pedagógicas?

É importante que você conheça as principais linhas pedagógicas adotadas no geral e, claro, em sua cidade. Por isso, a primeira dica é pesquisar entre as alternativas de colégio existentes para saber qual linha é adotada.

Uma vez que você tenha essa informação, leia atentamente as características de cada uma delas. Na sequência, avalie o perfil da criança e também os seus anseios em relação ao processo educacional. O que você espera do ambiente escolar?

Enquanto algumas famílias querem que o aluno foque na aquisição de conteúdo, que possibilitará que ele se prepare para o vestibular, outros querem que o estudante aprenda a resolver problemas. Nesse caso, optam por uma linha que o incentive a buscar informações e aplicar a teoria na prática.

Por fim, selecione as escolhas que adotam linhas pedagógicas que você julga viável e as visite. Muitas vezes, o melhor entendimento do que é oferecido só é visto na prática. Vá até a instituição, observe e sane as dúvidas. Assim saberá que está oferecendo o melhor possível para a criança.

Viu como é importante que você conheça as principais linhas pedagógicas para que possa escolher entre elas? E agora, se sente mais preparado? Então continue aproveitando os nossos conteúdos!

No Blog PlayKids, você encontra tudo o que precisa saber sobre tecnologia, educação, parentalidade e desenvolvimento infantil, além dos lançamentos e novidades do PlayKids App. Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!

Equipe do Blog PlayKids

Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

três × 5 =

Pin It on Pinterest