Como praticar as diferentes linguagens do amor com as crianças

dez 19, 2023 | Crianças, Educação & Tecnologia, Família, PlayKids

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

A linguagem é a capacidade que os seres humanos têm para produzir, desenvolver e compreender a língua e outras manifestações da comunicação, como a música, a dança e a pintura. A língua, por sua vez, é um conjunto organizado de elementos (sons e palavras) que possibilitam uma comunicação interessante. Dessa forma, podemos nos expressar tanto por meio da língua (escrita ou falada) quanto por meio de outros tipos de linguagem.

Quando falamos em expressões subjetivas, o amor é um sentimento profundo que deve ser comunicado. É expressando essa emoção tão intensa que permitimos que os outros saibam o quanto eles são especiais para nós. A respeito disso, existem 5 linguagens universais para expressar o amor. Você sabe quais são elas? 

 

Palavras de afirmação

 

Palavras de afirmação são sentenças expressas por elogios, afirmações positivas e incentivos. Existem pessoas que utilizam esse tipo de linguagem, falada ou escrita, para expressar o seu amor por alguém,  bem como aquelas que se sentem altamente valorizadas quando escutam ou leem afirmações desse tipo. O ideal é que sempre que possível, ofereça o seu apoio, por meio de palavras de afirmação, a quem estiver precisando de algo neste sentido e principalmente os indivíduos que recebem melhor esse tipo de linguagem.

 

 

Tempo de qualidade

 

Essa linguagem diz respeito à dedicação de um tempo exclusivo e especial, ainda que pequeno, àqueles que você mais ama e deseja ter por perto. As expressões podem acontecer através de passeios, cozinhar alguma coisa juntos, assistir desenhos, jogar, brincar e assim por diante. Acontece que, com a correria do dia a dia, acabamos deixando de passar um tempo com as crianças, as quais precisam constantemente de atenção, além de serem as pessoas mais importantes de nossas vidas.

 

 

Atos de serviço

 

Nessa linguagem, o que você faz conta mais do que qualquer palavra. Formas de expressões práticas,  como lavar a louça, levar o café da manhã na cama, ajudar a criança a arrumar o quarto, guardar juntos os brinquedos espalhados, entre outros atos de serviço que demonstram para as crianças o quão importante elas são para as famílias, e principalmente nós fazemos de tudo para vê-las realizadas. Além de amadas, as chances de fazer as crianças felizes são bem grandes. Por fim, é importante que haja um equilíbrio entre os atos de serviços, não é justo que apenas as famílias façam tudo em benefício das crianças, sem elas medirem esforços para colaborar no dia a dia.

 

Toque físico

 

Quando um amor é intenso, ele extravasa e acaba sendo expresso por meio de um cafuné, de um abraço apertado, de beijos, entre outros gestos que representam essa linguagem do amor. Por isso, as famílias que sentem esse tipo de linguagem fazem questão de dar e receber carinho, e consequentemente acabam ensinando para as crianças sobre. Desde o dia em que nasceram, as crianças são criadas com este tipo de linguagem no dia a dia e essa linguagem ajuda a fortalecer muito bem as conexões e laços familiares.

 

 

Presentes

 

Nessa linguagem, o que menos importa é o valor financeiro, e sim o amor pode ser expresso por meio de uma flor, uma carta, um acessório ou brinquedos, por exemplo. Para as crianças que se sentem amadas por meio dessa linguagem, o fundamental é saber que o presente está sendo dado de coração, com a intenção real de agradar e deixar uma marca especial, fazendo com que a criança se sinta lembrada, mesmo quando a família estiver ausente. O importante é o valor simbólico no qual ele é atribuído. 

 

 

Conclusão

 

As 5 linguagens do amor oferecem uma maneira única e intensa de entender como expressar e receber amor em uma família. Para fortalecer os laços familiares, experimente identificar qual é a linguagem do amor das crianças e comece a trabalhar em como você poderá expressar seu amor de uma maneira significativa para elas. É importante lembrar que todos nós temos a capacidade de amar e ser amados de diferentes maneiras, e não há uma maneira certa ou errada de expressar amor. Cada linguagem tem o seu diferencial mas todas são especiais e essenciais para a conexão familiar. 

 

Melany Macedo

Melany Macedo

Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 + 18 =

Pin It on Pinterest