Atividades sensoriais: Aprendizado e diversão nas férias

jul 10, 2024 | Crianças, Desenhos, Educação & Tecnologia, Família, Jogos, Músicas, PlayKids App

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

Independente da idade, as crianças são muito curiosas e exploradoras, e aprendem e se desenvolvem através dos sentidos. Portanto, as atividades sensoriais se tornam um grande aliado no aprendizado e desenvolvimento infantil.

Diferente de brinquedos tecnológicos com luzes e sons, as atividades sensoriais convidam as crianças a participarem ativamente da brincadeira, estimulando a criatividade, a resolução de problemas e a interação com o mundo ao seu redor.

E nada melhor do que fazer essas atividades durante as férias escolares, um momento que as crianças precisam aprender, mas de forma divertida e envolvente. Por isso, neste post você vai conhecer 5 dicas de atividades sensoriais para fazer em casa. Quer saber mais? Então continue acompanhando e boa leitura!

 

O que são atividades sensoriais?

É por meio das brincadeiras que as crianças descobrem e aprendem mais sobre o mundo. Por outro lado, as atividades sensoriais, são tarefas que auxiliam no desenvolvimento infantil por meio dos estímulos dos sentidos das crianças, sendo: visão, audição, tato, olfato e paladar.

Sendo assim, essas atividades além de serem divertidas e uma ótima pedida durante as férias, também desenvolvem habilidades físicas, coordenação motora, criatividade e raciocínio lógico.

Portanto, as atividades sensoriais são brincadeiras que possuem o objetivo de despertar o interesse das crianças para descobrir novos sons, cores, habilidades e desenvolver sua curiosidade.

 

Quais os benefícios das atividades sensoriais?

As atividades sensoriais são muito importantes para o desenvolvimento infantil, pois é por meio delas que as crianças aprendem novas texturas, sabores, cheiros e muito mais!

Além disso, essas atividades proporcionam diversos benefícios para as crianças de todas as idades. E é isso que veremos a seguir. Confira!

 

Estimula o tato

Através do toque é possível perceber diferentes sensações, como a descoberta de novas texturas e temperaturas. Por isso, é importante estimular atividades que envolvem o uso das mãos.

 

Ativa o olfato

O nariz é o órgão capaz de distinguir odores agradáveis ou não. Para isso, é interessante estimular o envolvimento das crianças em atividades que auxiliam no reconhecimento de diferentes aromas, como, por exemplo, uma atividade culinária.

Essas atividades envolvem o reconhecimento e a diferenciação de cheiros, contribuindo para a memória olfativa das crianças.

 

Aperfeiçoa a visão

Outra vantagem de realizar as atividades sensoriais com as crianças é que elas ajudam a melhorar a capacidade de observar, identificar e distinguir formas, cores e movimentos.

 

Contribui para o desenvolvimento motor

O desenvolvimento motor das crianças acontece nos primeiros anos de vida. Sendo assim, essas atividades auxiliam no estímulo dos movimentos necessários em cada idade, como, por exemplo, segurar objetos.

 

Incentiva a socialização

As atividades também são importantes para o desenvolvimento de habilidades sociais. Isso porque, o estímulo dos sentidos permite a percepção e interação com outras crianças ao redor, através de habilidades de cooperação e compartilhamento.

 

Aperfeiçoa as habilidades de linguagem

Por último, as atividades sensoriais também auxiliam no desenvolvimento da fala, que está diretamente relacionada com a visão e a audição. Portanto, crianças estimuladas desde cedo, terão maior facilidade de comunicação em interação social.

 

5 atividades sensoriais para fazer com as crianças durante as férias

Como você viu, as atividades sensoriais proporcionam diversos benefícios para as crianças, independentemente da idade. Porém, é importante começar desde cedo, para obter os melhores resultados.

As férias escolares são um momento perfeito para as crianças se divertirem, explorarem e aprenderem de forma leve e descontraída. Então, que tal aproveitar esse tempo para estimular os sentidos delas com atividades sensoriais incríveis? Confira, algumas sugestões que preparamos, a seguir:

 

1. Caixa de areia caseira

Encha uma caixa grande com areia e esconda brinquedos ou objetos. Em seguida, deixe as crianças procurarem por esses itens, usando as mãos para explorar e sentir as diferentes texturas.

 

2. Pintura com os dedos

Ofereça tinta lavável, pincéis, esponjas, papel grande e tela para as crianças. Deixe elas pintarem usando os dedos, as mãos, enfim, o que desejarem. Dessa forma, elas se divertem, desenvolvem a criatividade e estimulam o sentido do tato.

 

3. Explore texturas com massinha de modelar

Com as massinhas de modelar as crianças podem soltar a imaginação. Portanto, deixe elas misturarem as cores, texturas e criarem obras incríveis. Uma dica, é ter molde para massinha de modelar, assim, as crianças podem criar diferentes formas.

 

4. Faça música com objetos caseiros

Você sabia que a música é uma ótima ferramenta para incentivar a criatividade das crianças e que, muitos objetos que temos em casa, como caixas, latas, garrafas e colheres, pode se tornar instrumentos musicais?

Sendo assim, separe e organize os objetos para que as crianças possam brincar com eles. Por exemplo, as panelas podem ser usadas como tambores, as garrafas como chocalhos e os copos como xilofones.

 

Férias escolares mais divertidas é com a PK+

Atividades sensoriais são uma ótima maneira de manter as crianças envolvidas e aprendendo durante as férias. Elas estimulam os sentidos, promovem o desenvolvimento motor, social e cognitivo, e são uma excelente forma de diversão.

Com brincadeiras simples e acessíveis, utilizando materiais que você já tem em casa, é possível criar um mundo de descobertas e aventuras para as crianças. E permitir que elas aprendam de forma natural e divertida.

Gostou de aprender mais sobre atividades sensoriais? Então, baixe o app de PK+ e conheça a nossa série exclusiva: “SuperHands”. Por lá, você descobre um universo de possibilidades para entreter e ensinar as crianças com mais diversão!

Melany Macedo

Melany Macedo

Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze + 14 =

Pin It on Pinterest