Educação positiva: como ela pode ajudar a lidar com as birras?

set 4, 2024 | Crianças, Educação & Tecnologia, Família, PlayKids, PlayKids App

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

Educar uma criança é algo muito complexo e difícil e, por muitas vezes, os adultos acham que bater é a melhor solução, principalmente em situações estressantes como as birras. 

Porém, a educação positiva vem mostrar que existe um jeito melhor para ensinar as crianças a entenderem e lidarem com seus sentimentos e se tornarem adultos melhores. 

Diante disso, preparamos este artigo para explicar o que é educação positiva, seus benefícios, e como ela pode ser aplicada em situações de birra, por exemplo. Quer saber mais? Então, continue acompanhando e boa leitura!

 

O que é educação positiva?

Infelizmente, ainda é muito comum as pessoas acharem que bater é uma forma eficiente de ensinar as crianças. 

No entanto, o uso da força e agressividade só as ensinam que essa é a única forma de resolver os problemas. Portanto, quando crescerem, elas irão se tornar adultos que atacam outras pessoas quando sentem raiva, por não saberem resolver os problemas.

Portanto, a educação positiva é um método que não usa a punição para ensinar, mas sim, faz a criança pensar e compreender a situação que está vivenciando no momento.

Essa conduta se baseia no respeito mútuo, empatia e entendimento das necessidades individuais. Por isso, a criança é vista como um indivíduo que possui emoções e sentimentos que precisam ser acolhidos e não reprimidos. Além disso, ela é baseada nos seguintes pilares:

  • Diálogo;
  • Respeito mútuo;
  • Foco na solução;
  • Conexão emocional;
  • Rejeitar qualquer tipo de punição, física ou verbal;
  • Estabelecer regras claras e explicar o motivo de cada uma delas.

 

Como aplicar educação positiva na educação das crianças?

Certo, mas agora você deve estar se perguntando como aplicar a educação positiva no dia a dia das crianças, não é mesmo?

Antes de mais nada é importante deixar claro que, mesmo que você ainda não utilize esse método, é possível mudar, independentemente da idade da criança.

Também é importante mencionar que a educação positiva é mais trabalhosa, um esforço diário. Porém, a recompensa vale muito a pena. A seguir, preparamos algumas dicas que vão te ajudar nesse processo. Acompanhe!

 

As regras valem para todos

Um dos princípios da educação positiva é que a regra vale para todos, portanto, os adultos precisam dar o exemplo. Se você deseja que a criança não assista televisão durante as refeições, você também não pode fazer isso.

 

Explicar a razão das regras para as crianças

Como dissemos, também é importante que as crianças entendam o motivo por trás de uma regra. Sendo assim, ao invés de simplesmente impor que elas não assistam televisão durante as refeições, por exemplo, explique que esse não é um hábito saudável. Assim, a criança vai entender a razão e obedecerá às regras.

 

Aplique o reforço positivo

Sempre que a criança fizer algo certo, é importante recompensá-la positivamente, ao invés de apenas criticar e punir pelos erros. Já quando alguma regra for desobedecida, é importante reprimir o comportamento e não a criança. 

Por exemplo, caso ela mexa em algo que não é apropriado para ela, ao invés de dizer “Você é muito desobediente!”, diga “Lembra que pedi para você não mexer aí? É porque isso é frágil e agora que quebrou eu fiquei triste, pois gostava muito dele.”

Isso mostra para as crianças que as atitudes delas têm consequências, porém, sem a insultar ou rotulá-la.

 

Como lidar com a birra usando a educação positiva?

As birras são umas das situações mais temidas e até embaraçosas para os adultos, o que requer muita calma e determinação para superá-las. Então, como colocar a educação positiva em prática diante dessas situações? É o que veremos a seguir!

É importante ressaltar que, quando uma criança faz “birra”, ela não está tendo aquele comportamento porque quer, mas sim, porque ela não sabe agir corretamente diante da situação. Veja algumas dicas, a seguir:

  • Tire a criança do ambiente que ela está fazendo a birra e leve-a para um local mais tranquilo;
  • Acalme a criança! Não adianta querer conversar no meio da crise de birra. Para isso, distrai-a com objetos que ela gosta e use técnicas de relaxamento como respiração profunda e lenta;
  • Quando a criança se acalmar, tente conversar e entender o que aconteceu. Mesmo que ela esteja errada, é importante validar como ela se sente e que as emoções dela são compreensíveis;
  • O próximo passo é ensinar ela a lidar com a situação de outra forma. Por mais que esteja com raiva, ela não pode gritar, machucar as pessoas e quebrar as coisas, por exemplo. Mostre que ela pode extravasar as emoções de outra forma, desenhando como se sente, por exemplo;
  • Por último, conforte a criança. Ofereça apoio a ela, pode ser um braço ou apenas um momento em silêncio juntos.

 

Benefícios da educação positiva

Existem diversos benefícios em educar uma criança através da educação positiva, pois, crescer em um ambiente respeitoso e empático ajudará no desenvolvimento emocional delas e também o tipo de pessoa que ela se tornará quando crescer.

Além disso, a criança que recebe esse tipo de educação tem mais autoestima, é mais responsável e respeitosa com o próximo e com ela mesma. Isso também irá ajudá-las a ter uma visão mais positiva sobre a vida.

Portanto, mesmo que ela tenha desafios durante a vida, ela saberá que é capaz de contornar os obstáculos e ir atrás do que deseja. Ela também será um ser humano melhor, contribuindo para a sociedade como um todo.

 

Sinta as emoções com PK+!

Educar uma criança não é uma tarefa fácil, porém, isso é o que irá determinar como ela será quando crescer. Portanto, é importante se esforçar para oferecer uma educação de qualidade, com muito respeito e amor.

E aí, gostou de saber mais sobre educação positiva? Como falamos ao longo deste artigo, é fundamental validar as emoções das crianças, pois elas ainda não sabem como lidar com elas. Quer saber mais sobre esse assunto? Então, confira o nosso artigo sobre 7 desenhos infantis que ajudam a lidar com as emoções!

Melany Macedo

Melany Macedo

Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 1 =

Pin It on Pinterest