Folclore brasileiro: como falar sobre o folclore com as crianças

ago 28, 2024 | Crianças, Educação & Tecnologia, Família, PlayKids, PlayKids App

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

O folclore brasileiro é um conjunto de lendas místicas, muitas vezes criadas por diferentes povos, que tem o objetivo de explicar mais sobre sua cultura, costumes e hábitos.

Mas você sabe como falar sobre o folclore com as crianças? Se a resposta for não, não se preocupe. Pois, neste post, vamos entender mais sobre o folclore e trazer sugestões de atividades para ensinar esse tema para as crianças. Vamos lá?

 

Qual a origem e importância do folclore brasileiro?

A palavra “folclore” deriva do termo em inglês “folklore”, onde “folk” significa “povo” e “lore” significa “saber”. Sendo assim, folclore significa o saber do povo ou sabedoria popular.

O primeiro registro do uso da palavra “folklore” data de 22 de agosto de 1846, pelo folclorista britânico William John Thoms. Ao longo dos anos, aconteceram muitas discussões entre os especialistas para definir esse conceito que é tão abrangente. Assim, em 1878, Thoms, participou da fundação da Folklore Society.

Motivado por essa busca iniciada por outros países, o Brasil reuniu intelectuais para estudar sobre o tema e entender mais sobre o folclore no Brasil. Assim, em 1947, criou-se a Comissão Nacional de Folclore.

Entre os dias 22 e 31 de agosto de 1951 aconteceu o I Congresso Brasileiro de Folclore, onde foi apresentada a Carta do Folclore, um documento com diretrizes sobre o folclore, como a data devia ser conduzida, termos de pesquisa, entre outros. Diante disso, o dia 22 de agosto foi declarado o “Dia do Folclore”.

 

Principais lendas do folclore brasileiro

O folclore brasileiro é resultado da miscigenação de três povos: indígenas, africano e portugueses, além das influências dos imigrantes. Isso resulta em uma cultura rica e muito diversa.

Além disso, as lendas misturam fatos com fantasia, e tem o objetivo de explicar diversos assuntos da cultura brasileira. A seguir, vamos conhecer algumas das principais lendas que fazem parte do nosso folclore.

 

Mula sem cabeça

A Mula sem cabeça é uma figura do folclore brasileiro que representa mulheres amaldiçoadas por se envolverem com padres. 

Segundo a lenda, essas mulheres se transformam em mulas de quinta para sexta-feira, voltando à forma humana apenas após o canto do galo. No lugar da cabeça, a mula tem chamas e emite um relincho alto e assustador.

 

Sereia Iara

A lenda da Iara, criada pelo povo Tupi, conta a história de uma indígena de beleza rara e, por isso, era invejada por muitos, incluindo seus irmãos que tentaram matá-la. Ao se defender, Iara os matou e fugiu, mas foi jogada no rio Negro e Solimões por seu pai. 

Os peixes, levaram Iara para a superfície das águas e a lua cheia a transformou em sereia. Na forma de sereia, Iara se vinga dos homens, atraindo-os para o rio com seu canto e os levando para o fundo das águas.

 

Saci Pererê

O Saci é um personagem travesso do folclore, conhecido por pregar peças nas pessoas. Ele é descrito como um ser de uma perna só, que usa capuz vermelho e cachimbo. Quando passa pelos lugares, ele cria um redemoinho que levanta as folhas da floresta.

 

Boto-cor-de-rosa

Segundo a lenda, o boto consegue se transformar em um homem galanteador que conquista as mulheres, engravida-as e depois as abandona. Essa história, muitas vezes, é usada para justificar um filho fora do casamento.

 

4 atividades para abordar o folclore brasileiro com as crianças

Como você viu, existem diversas lendas do folclore brasileiro. E para comemorar o dia do folclore com as crianças, que tal fazer alguma atividade e deixar a data mais divertida?

Confira a seguir, algumas sugestões de atividades que preparamos para você colocar em prática com as crianças:

 

1. Apresentação teatral

Uma peça de teatro é uma ótima forma de ensinar o que é folclore brasileiro para as crianças, além disso, ela ajuda a memorizar o tema e estimula a criatividade. Sendo assim, escolha uma das lendas e leiam juntos, em seguida, monte o roteiro da peça.

O teatro é uma atividade que ajuda na concentração e coordenação motora. Por isso, é importante deixar as crianças se divertirem, portanto, não se prendam ao roteiro e ao figurino.

 

2. Fantoches

Junte as crianças e criem fantoches dos personagens do folclore brasileiro usando meias, cartolina ou tecido. Em seguida, pode usar os fantoches para contar a história de cada personagem em uma encenação animada e divertida.

 

3. Use massinha de modelar

Outra forma de representar os personagens e incentivar as crianças a brincarem, é usando a massinha de modelar. Além de ensinar sobre o folclore, essa é uma atividade ótima para desenvolver habilidades manuais e a criatividade das crianças.

 

4. Sessão de cinema

Para deixar esse dia ainda mais divertido, também é possível fazer uma sessão de cinema e assistir filmes e desenhos animados sobre o folclore brasileiro. E claro que para isso você pode contar com o app PK+.

No nosso aplicativo você encontra o “Turma do Folclore”, um desenho perfeito para as crianças aprenderem mais sobre a rica natureza do Brasil. Esse desenho também tem a versão “músicas”, com as principais canções sobre o folclore.

 

Acesse conteúdos de folclore no app PK+

O folclore brasileiro faz parte da nossa cultura e, por isso, é fundamental abordar essa temática com as crianças, por meio de brincadeiras lúdicas que estimulam a criatividade.

E para te ajudar a falar sobre folclore brasileiro com as crianças, preparamos um conteúdo especial para deixar o assunto mais divertido. Basta clicar nesse link e imprimir o material!

Gostou de saber o que é folclore brasileiro? Então, baixe o app PK+ agora mesmo e tenha acesso a um catálogo variado com desenhos animados sobre o folclore brasileiro!

Melany Macedo

Melany Macedo

Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − seis =

Pin It on Pinterest