Há muitos anos, entre 1970 e 1990, famílias tinham o hábito de se reunir para compartilhar obras literárias, debater os temas dos livros e descobrir coisas novas. Esse momento fazia a diferença e marcou muita gente. Que tal trazer de volta esse hábito e aprender como montar um clube do livro para reunir os amiguinhos e a família para ler junto?
Quais os benefícios de um clube do livro?
A ideia é simples, mas bastante efetiva. O modelo de clube facilita a compreensão da vida em comunidade e dá um significado de pertença às crianças envolvidas. Além disso, favorece a comunicação. Esta também é uma oportunidade de trabalhar o conceito de regras e de sociabilidade desde a infância.
A atividade tende a fortalecer aspectos importantes para o desenvolvimento da criança, como:
- O amadurecimento das relações afetivas
- Habilidade para vivenciar e participar situações sociais
- O exercício da competência comunicativa
- Desenvolvimento da identidade pessoal
- A valorização do outro
- Compromisso com a leitura
Quais as regras de um clube do livro?
Primeiramente, coloque o seu pequeno como organizador. Ele deve estabelecer as regras do clube, como por exemplo:
- As crianças terão qual faixa etária?
- Serão colegas de escola do pequeno ou amigos da vizinhança? Ou um misto dos dois?
- O que cada membro precisa trazer para cada encontro?
- Qual a frequência das reuniões?
Para incentivar o lúdico, vocês podem criar uma identidade de membro. Por exemplo, uma carteirinha com o nome da criança, um sticker de personagem, um desenho ou até mesmo um adjetivo que o descreva, como “João, o corajoso”. Algo que seja escolhido junto com o membro do clube e que dê a ele uma singularidade. Porém, é importante que seja uma característica positiva e que a criança participe da escolha do seu próprio adjetivo. Isso torna tudo mais divertido.
Dá pra fazer também um carimbinho que mostra em quantas reuniões o membro compareceu (quem sabe programar um brinde para a décima reunião?).
O lugar para os encontros precisa ser confortável, gostoso de ficar. Quem sabe um amontoado de almofadas no chão, com um lençol servindo de cabana, para dar um clima de acampamento?
E como funciona?
As reuniões não precisam ser metódicas, mas é legal que haja uma rotina simples, mostrando uma organização no clube. No início, cada criança fala sobre o livro que leu no mês/semana, falando do que mais gostou e do que aprendeu com a leitura. Algo leve e descontraído.
O encontro se encerra com um papo livre sobre o livro e atividades como desenho dos personagens ou um jogo rápido.
O clube pode sair para atividades na comunidade, o que torna tudo ainda mais legal. Além disso, pode ser uma visita a escolas públicas ou orfanatos para presentear tais lugares com livros e brinquedos usados. Ou até mesmo uma visita a um restaurante gostoso, celebrando aniversários de membros do clube. O que tal uma visita a um asilo, para as crianças lerem histórias para idosos? O segredo é espalhar a alegria para outras pessoas e mostrar para os pequenos que há diferentes tipos de grupos, igualmente interessantes.
O clube pode ter diversas configurações e o importante é sentir qual delas funciona melhor para seu pequeno. Mantendo uma rotina, um cadastro de membros e um local que seja de fato “o clube”, as crianças vão fazer desse clube um local seguro para viverem momentos mágicos que lembrarão para sempre.
Leia mais:
0 comentários