5 dicas de atividades de festa junina para entreter as crianças

jun 19, 2024 | Crianças, Família, Jogos, Músicas, PlayKids, PlayKids App

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

A festa junina é uma das celebrações mais queridas e tradicionais do Brasil, com comidas típicas, músicas animadas e muitas brincadeiras, por isso, é uma época muito esperada tanto por adultos quanto por crianças. 

Se você está pensando em preparar uma festa junina na sua casa e quer garantir que as crianças se divirtam ao máximo, temos algumas dicas especiais para você neste post. 

Vamos compartilhar, a seguir, 5 atividades de festa junina perfeitas para entreter as crianças e trazer toda a alegria e diversão dessa festa tão popular para o seu lar. Vamos lá?

 

1. Pescaria

A pescaria é uma das principais atividades de festa junina e pode ser feita em casa com poucos materiais. No vídeo abaixo, da série “Super Hands”, você confere o passo a passo para montar a sua pescaria:

SuperHands: Pescando com SuperHands | Ep 08 | Atividades Manuais para Crianças | Segunda temporada!

 

2. Boca do palhaço

Para preparar e se divertir com a brincadeira da boca do palhaço é muito simples: desenhe um rosto de palhaço em um papelão e faça um buraco bem grande na boca do palhaço.

As crianças devem arremessar bolinhas de papel ou ping pong na boca do palhaço. Para definir o ganhador, determine um número de arremesso por criança (três, por exemplo) e quem conseguir acertar mais bolinhas ganha a prenda.

 

3. Jogo de argolas

O jogo de argolas também é uma atividade de festa junina bem simples de preparar, e o melhor, ela ajuda a reutilizar aquelas garrafas PET que muitas vezes não tem mais utilidade.

Então, separe algumas garrafas e faça decorações com elementos de festa junina. Em seguida, encha-as com areia para que elas fiquem bem firmes e não caiam com os arremessos.

Defina uma numeração para cada garrafa, que corresponderá a pontuação de cada jogada. Depois, disponha elas em formato de triângulo e cada criança pode jogar 10 argolas, quem fizer mais pontos, ganha.

 

4. Corrida do saco

A corrida do saco é uma atividade divertida e que gasta bastante energia. Tudo que vocês vão precisar são sacos grandes o suficiente para que as crianças fiquem dentro deles. 

Depois disso, é só definir a linha de partida e de chegada. Ao sinal, as crianças devem entrar no saco e dar pulos até a linha de chegada. Quem chegar primeiro ao final, é o vencedor.

 

5. Jogo das latas

O jogo de latas também é uma das atividades de festa junina mais simples e divertidas de se preparar. Você só vai precisar de algumas latas e muita criatividade para decorá-las.

Junte 10 latinhas que podem ser de milho, ervilha, achocolatado, enfim, o que você tiver em casa. Em seguida remova os rótulos e apare as arestas. Mas atenção, essa parte deve ser feita somente pelos adultos.

Quando finalizar, chame as crianças e, juntos, façam a decoração das latas. Deixe elas usarem tintas, papéis coloridos, canetinhas e outros materiais que você tiver disponível em casa.

Após finalizar a decoração empilhe as latas em formato de pirâmide e é a hora de arremessar as bolinhas. Não se esqueça de definir as regras e os prêmios dos vencedores.

 

Dicas úteis para comemorar a festa junina

Sabemos que o mês de julho é marcado por vários eventos juninos, por isso, trouxemos mais algumas dicas que vão te ajudar a se preparar para esses eventos da melhor forma. Confira a seguir:

 

Maquiagem

Quem não resiste a uma maquiagem típica de festa junina com bigodes, pintinhas nas bochechas e sardas para transformar as crianças em personagens típicos da festa? Mas será que pode mesmo passar maquiagem em criança?

Essa é uma dúvida muito comum e cabe a cada um determinar o que as crianças podem ou não usar, principalmente, enquanto são mais novas. No entanto, hoje em dia já existem maquiagem própria para as crianças que não causam nenhum dano à pele.

Portanto, se você optar por maquiar a criança, procure por marcas específicas e que possuam registros de órgãos responsáveis, como a Anvisa, por exemplo. Isso garante que o produto foi testado e aprovado por especialistas.

 

Roupa

Se as crianças vão participar de quadrilhas ou festa junina na escola, também é muito importante pensar no traje que elas vão utilizar, afinal, eles são fundamentais para trazer o estilo caipira para festa.

Para as meninas, aposte em vestido quadriculado, muitas cores e tranças. Já para os meninos, o traje pode ser composto por calça jeans, camisa xadrez, gravata colorida e chapéu de palha. Use a imaginação e deixe as crianças o mais confortável possível para elas poderem curtir a festa e brincarem bastante.

 

Decoração

Agora, falando de decoração para a festa junina, seja na escola das crianças ou na sua casa, existem muitos elementos que podem ser usados para deixar a festa mais charmosa e com estilo caipira. Veja alguns exemplos:

  • Varal com bandeirinhas e balões;
  • Chapéus de palha;
  • Guardanapo em formato de bandeirinha;
  • Saquinho colorido para pipoca.

Para te ajudar na decoração, preparamos um arquivo com elementos de decoração que você pode imprimir e recortar com as crianças. Basta acessar esse link e baixar a decoração que você mais gostar.

 

Festa junina é com a PlayKids!

Como você viu, existem muitas atividades de festa junina que você pode fazer com as crianças, elas vão se divertir muito e ainda poderão comemorar essa festa típica tão especial da nossa cultura.

Esperamos que você tenha gostado desse conteúdo. Então, não deixe de acompanhar o blog de PlayKids, por lá você encontra diversos conteúdos sobre educação, alimentação e muitas outras dicas.

Melany Macedo

Melany Macedo

Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 3 =

Pin It on Pinterest