Festa junina: saiba como a festa é comemorada no Brasil

jun 12, 2024 | Crianças, Família, PlayKids App

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

A festa junina é uma das celebrações mais aguardadas pelos brasileiros, repleta de danças animadas, comidas deliciosas e tradições únicas. Mas você sabia que cada região do país tem suas próprias maneiras de comemorar essa festa?

Por isso, neste post, vamos te mostrar como a festa junina é celebrada em diferentes partes do Brasil, destacando as particularidades e encantos únicos de cada lugar. Vamos lá?

 

Um pouco da história da festa junina

Não se sabe ao certo a origem da festa junina, no entanto, historiadores acreditam que ela está relacionada às festividades pagãs que aconteciam durante o solstício de verão na Europa, cujo objetivo era afastar os maus espíritos que pudessem estragar a colheita.

Porém, com a consolidação do cristianismo no continente, essas festas se tornaram cristãs e foram inseridas no calendário da igreja. Desse modo, alguns santos como São João, Santo Antônio e São Pedro começaram a ganhar destaque nas comemorações.

A comemoração chegou no Brasil através dos portugueses e foi bem aceita pelos povos locais da época. Porém, ela ganhou mais força no Nordeste, onde, atualmente, existem eventos que duram o mês todo e atrai muitos turistas para a região.

 

Como a festa junina é comemorada nas diferentes regiões do Brasil?

 

Todas as regiões do Brasil comemoram a festa junina, mas, claro, que cada uma possui as suas peculiaridades. Porém, independente da região, a festa possui coisas em comum, como: comidas típicas de festa junina, dança, música, decoração e muita diversão.

Então, se você não sabe como cada cantinho do nosso país comemora a festa junina, não se preocupe. A seguir, vamos te contar as principais formas de comemoração dessa festa. 

 

Norte

Na região norte a festa junina divide espaço com a festa popular do Boi-Bumbá, a famosa disputa entre o Boi Garantido (vermelho) e o Boi Caprichoso (azul), no Bumbódromo de Parintins.

O Festival Folclórico de Parintins acontece no último final de semana de junho, quando há uma disputa entre os bois, que conta com encenação de temas regionais como histórias ribeirinhas, lendas indígenas e alegorias luxuosas.

Durante a festa, você pode provar pratos típicos da culinária local como a maniçoba, tacacá e o pato no tucupi. Além disso, é uma oportunidade para você mergulhar na história da Floresta Amazônica e dos povos da região.

 

Nordeste

É no Nordeste que o festival ganha maior destaque e conta com a presença de muitos turistas que querem viver de perto essa experiência única. E é claro que nessa comemoração não pode faltar:

  • Mesa com as comidas típicas de festa junina;
  • Quadrilha;
  • Fogueiras;
  • Fogos;
  • Bandeirinhas;
  • Forrós e shows em praças públicas.

Atualmente, a cidade de Campina Grande, na Paraíba, possui o título de “Maior São João do Mundo”. Isso mostra o quanto a festa é rica em tradições e representações dos povos regionais.

 

Sudeste

Na região sudeste as comemorações de festa junina se concentram, principalmente, em São Paulo e Minas Gerais e elas são popularmente conhecidas como “Quermesses”.

Em geral, as quermesses são organizadas por igrejas católicas e possuem barraquinhas com comidas típicas como canjica, quentão, pipoca, bolo de fubá, entre outros.

Além disso, nas festas juninas não podem faltar os trajes típicos caipiras, a quadrilha, a bandeirinha e muitas brincadeiras como correio-elegante, bingo, pescaria, e muito mais!

 

Sul

No Sul a festa junina adotou alguns traços da cultura local como as botas, lenço pachola e a bombacha (um estilo de calça). Por lá, as músicas ficam por conta do vanerão, o xote gaúcho e o chamamé.

Já em relação às comidas típicas, você pode apreciar deliciosos churrascos, doces feitos à base de pinhão e bebidas que aquecem as noites frias de junho. Outro destaque da festa fica por conta da dança das fitas, uma tradição trazida pelos europeus.

 

Centro-oeste

Já no centro-oeste as festas juninas ganham o ritmo das músicas sertanejas, principalmente, em Goiás, onde essa tradição é mais forte. Além disso, muitos violeiros se juntam para um desafio de rima chamado “Desafio do Cururu”.

Já as comidas típicas dessa região possuem tradições nos países que fazem fronteira, como o Paraguai. Por isso, você pode se deparar com pratos como o arroz carreteiro e a sopa paraguaia.

 

Festa junina é com o PlayKids+!

A festa junina é uma festa rica em tradição e diversidade cultural, além de ser um evento que une o país de norte a sul, onde cada região possui sua própria maneira de comemorar, com comidas típicas, músicas, danças e costumes únicos. 

Essa diversidade é o que torna a festa junina tão especial. Mas, para que a festa seja ainda mais completa, é importante aprendermos a respeitar as diferenças de cada região e celebrarmos a riqueza da nossa cultura.

Então, que tal se aventurar pelas diferentes versões da festa junina pelo Brasil? Experimente as comidas típicas, aprenda as danças e curta a música de cada região do país. 

E aí, gostou do conteúdo? Então, não deixe de acompanhar o blog Playkids. Por lá, você encontra diversos conteúdos sobre cultura, educação e diversão para todas as crianças!

Melany Macedo

Melany Macedo

Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × um =

Pin It on Pinterest