Como fazer comidas de festa de aniversário de uma maneira mais saudável

maio 20, 2024 | Crianças, Família, PlayKids

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

Se você está organizando uma festa infantil, sabe que a comida de festa é um dos pontos mais importantes da comemoração. Mas aí, bate aquela dúvida: “como garantir que as crianças se divirtam e se alimentem de forma saudável?”

Sabemos que a alimentação é um ponto de atenção desde a infância, por isso, preparamos esse post cheio de dicas para que você possa preparar uma festa infantil com um cardápio nutritivo e saboroso, mas sem deixar a diversão de lado. Continue lendo para saber mais!

 

Qual a importância da comida saudável para as crianças?

 

 

A infância é uma fase crucial para a formação de hábitos alimentares que duram a vida toda. Além disso, essa é uma ferramenta essencial para que as crianças tenham uma infância feliz, segura e saudável, e se tornem adultos mais sadios. Por isso, oferecer comida saudável na infância é fundamental para:

  • Promover uma alimentação balanceada: As crianças aprendem desde cedo a importância de consumir alimentos de diferentes grupos alimentares, como frutas, legumes, verduras, grãos integrais e proteínas;
  • Despertar o gosto por alimentos nutritivos: Com receitas criativas e saborosas, as crianças aprendem que comer saudável pode ser uma delícia;
  • Evitar problemas de saúde: Reduz o risco de obesidade, diabete, doenças cardíacas e outras enfermidades na infância até o futuro;
  • Ensinar sobre escolhas conscientes: As crianças aprendem a fazer escolhas alimentares mais saudáveis ao longo da vida.

 

Dicas de comida de festa saudável

Mas como garantir que as crianças se divirtam e, ao mesmo tempo, se alimentem de forma saudável, uma vez que, ao imaginarmos uma festa infantil, logo pensamos em doces, salgados e guloseimas coloridas, mas que não são nada saudáveis e nutritivas? 

Para te ajudar, preparamos algumas dicas de comida de festa que são nutritivas e, ao mesmo tempo, deliciosas. Dessa forma, você garante que as crianças se divirtam enquanto consomem alimentos de verdade.

 

1. Mini sanduíches saudáveis

Prepare mini sanduíches com pães integrais e recheios saudáveis, como queijo branco, peito de peru e vegetais. Para deixar ainda mais atrativo, use cortadores de biscoito para criar formas divertidas e coloridas que com certeza vão encantar as crianças.

 

2. Frutas e legumes divertidos

Algumas crianças possuem mais dificuldade em consumir frutas e legumes, mas você pode fazer cortes e apresentações lúdicas que vão deixá-las mais atrativas, chamar a atenção e incentivar o consumo desses alimentos.

Sendo assim, corte as frutas em formatos divertidos, como estrelas, e monte espetinhos com frutas variadas, como morangos, uvas, melancia e melão. Ou você pode criar um “jardim comestível” com cenouras em formato de flores e brócolis em mini árvores, por exemplo.

Enfim, as possibilidades são infinitas. Essa é apenas uma das formas de oferecer esses alimentos refrescantes, nutritivos e perfeitos para serem consumidos durante a festa infantil.

 

3. Petiscos assados caseiros

Troque os salgadinhos fritos por versões assadas ou com menos gordura. Algumas sugestões são: preparar petiscos assados em casa, como mini quiches de legumes, bolinhos de arroz integral e batatas assadas. 

 

4. Smoothies coloridos

Prepare smoothies naturais em copos divertidos, feitos com frutas frescas, iogurte natural e um toque de mel. Essas bebidas são uma ótima maneira de oferecer nutrientes importantes de forma deliciosa, divertida e colorida.

 

5. Doces saudáveis

Sabemos que festas infantis não podem faltar doces, mas, que tal, optar por opções mais saudáveis? Você pode, por exemplo, preparar brigadeiro de cacau com adoçante natural ou preparar docinho de banana, frutas secas ou desidratadas.

 

Torne as festas infantis mais saudáveis e divertidas

Oferecer uma alimentação saudável para as crianças desde cedo é um investimento para o futuro delas. Portanto, incentive hábitos alimentares saudáveis e proporcione momentos de felicidade e nutrição mesmo durante as festas infantis.

Esqueça as preocupações com a alimentação das crianças na próxima festa! Com as dicas que apresentamos nesse post, você poderá preparar um cardápio saudável, nutritivo e delicioso que vai agradar toda a criançada.

Gostou de saber mais sobre comida de festa saudável? Então, continue acompanhando o blog PlayKids. Por lá, você vai encontrar diversos conteúdos sobre alimentação infantil, saúde, educação e muito mais.

Melany Macedo

Melany Macedo

Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × quatro =

Pin It on Pinterest