Alergia e intolerância alimentar: 5 receitas de festa junina para fazer em casa

jun 26, 2024 | Crianças, Família, PlayKids App

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

A festa junina é um momento de muita celebração, cheio de alegria, danças típicas e, claro, muita comida de festa junina deliciosa que chega a dar água na boca, não é mesmo?

No entanto, para os pais e tutores de crianças com alergia e intolerância alimentar, pode ser um desafio garantir que as crianças desfrutem das comidas típicas de festa junina sem preocupações. 

Pensando nisso, preparamos este post com algumas dicas e alternativas de alimentos juninos seguros e saborosos para crianças com restrições alimentares. Quer saber mais? Então, continue acompanhando, boa leitura!

 

O que é e qual a diferença entre alergia e intolerância alimentar?

Antes de explicar qual tipo de comida de festa junina você pode preparar para as crianças que têm alergia e intolerância alimentar, vamos entender o que são essas condições e saber diferenciá-las.

Embora algumas pessoas acreditem que elas sejam a mesma coisa, a intolerância e alergia são condições alimentares diferentes que podem aparecer nos primeiros dias, meses ou anos de vida de uma criança.

A alergia alimentar ocorre quando o sistema imunológico do bebê tem uma reação exagerada para combater algo que ele identifica como perigoso, mas que não é. Nesse caso, a criança começa a apresentar sinais alérgicos como:

  • Coceira;
  • Vermelhidão;
  • Inchaço.

Geralmente, nos primeiros meses de vida, a alergia alimentar não, necessariamente, é causada pelo leite materno, mas sim, pelos alimentos ingeridos pela mãe que passam para o bebê.

Por outro lado, a intolerância alimentar é uma condição mais leve e não possui relação com o sistema imunológico, mas uma dificuldade na digestão de determinados alimentos, causando desconfortos abdominais, diarreia, cólica, entre outros sintomas.

Caso a criança apresente algum desses sintomas, independente da idade, é importante consultar um médico pediatra. Assim, ele poderá diagnosticar a criança e passar o melhor tratamento de acordo com cada caso.

 

5 receitas de festa junina para quem tem alergia e intolerância alimentar

 

A alergia e intolerância alimentar é uma condição muito comum e, mesmo com medicação, alguns tipos de alimentos precisam ser evitados ou substituídos para evitar problemas maiores.

E com a chegada das festas juninas dá vontade de comer as comidas típicas desse período, não é mesmo? Mas quem tem alergia e intolerância alimentar não precisa ficar de fora, basta saber como preparar os alimentos da maneira correta. Portanto, veja a seguir, algumas receitas de festa junina adaptadas:

 

1. Paçoca

Caso a criança tenha alergia ao amendoim, substitua-o por castanhas como caju, amêndoa ou castanha-do-pará. Além disso, utilize leite vegetal (coco, amêndoas, etc.) e use adoçante natural como mel ou agave para adoçar.

 

2. Cocada 

Prepare a cocada utilizando leite vegetal, coco ralado fresco e adoçante natural. Se desejar, adicione frutas secas como damasco ou cranberries para dar um toque ainda mais especial.

 

3. Arroz-doce

Assim como na cocada, você pode substituir o leite de vaca por leite vegetal no preparo do arroz-doce e utilizar açúcar mascavo ou outro adoçante natural para adoçar. Para um toque especial, adicione canela em pau e raspas de limão.

 

4. Cachorro-quente

O cachorro-quente é uma comida típica de festa junina que agrada muitas as crianças. Então, no caso de alergia, é possível trocar o pão tradicional por versões sem glúten ou pão integral. 

Para deixar o cachorro-quente ainda mais saudável, faça a salsicha caseira utilizando carne magra e especiarias, e sirva-o com salada. Para o purê, lembre-se de substituir o leite integral por versões sem glúten e com menos gordura.

 

5. Bolo de Milho

Outra comida típica que não pode faltar na sua festa junina é o bolo de milho. E para quem tem alergia é muito simples prepará-lo. Basta substituir a farinha de trigo por farinha de milho ou utilizar uma opção sem glúten. Para adoçar, utilize, agave ou outro adoçante natural.

 

PlayKids e Festa Junina: Incluindo todos na diversão

Planejar uma festa junina que seja inclusiva e segura para crianças com alergias ou intolerâncias alimentares pode parecer um desafio, mas com as dicas certas e um pouco de cuidado, é totalmente possível criar um ambiente divertido e acolhedor para todos.

Além das adaptações nas receitas, é fundamental comunicar os organizadores da festa – principalmente se for na escola – às necessidades específicas de cada criança. Também é possível preparar lanches em casa para evitar a contaminação cruzada e garantir a segurança alimentar.

E aí, gostou de saber como preparar comida de festa junina adaptada para crianças com alergia e intolerância alimentar? Esperamos que sim! Ah, e não deixe de acompanhar o blog de PlayKids e ficar por dentro de mais conteúdos como esse!

Melany Macedo

Melany Macedo

Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − 10 =

Pin It on Pinterest