A festa junina é um momento de muita celebração, cheio de alegria, danças típicas e, claro, muita comida de festa junina deliciosa que chega a dar água na boca, não é mesmo?
No entanto, para os pais e tutores de crianças com alergia e intolerância alimentar, pode ser um desafio garantir que as crianças desfrutem das comidas típicas de festa junina sem preocupações.
Pensando nisso, preparamos este post com algumas dicas e alternativas de alimentos juninos seguros e saborosos para crianças com restrições alimentares. Quer saber mais? Então, continue acompanhando, boa leitura!
O que é e qual a diferença entre alergia e intolerância alimentar?
Antes de explicar qual tipo de comida de festa junina você pode preparar para as crianças que têm alergia e intolerância alimentar, vamos entender o que são essas condições e saber diferenciá-las.
Embora algumas pessoas acreditem que elas sejam a mesma coisa, a intolerância e alergia são condições alimentares diferentes que podem aparecer nos primeiros dias, meses ou anos de vida de uma criança.
A alergia alimentar ocorre quando o sistema imunológico do bebê tem uma reação exagerada para combater algo que ele identifica como perigoso, mas que não é. Nesse caso, a criança começa a apresentar sinais alérgicos como:
- Coceira;
- Vermelhidão;
- Inchaço.
Geralmente, nos primeiros meses de vida, a alergia alimentar não, necessariamente, é causada pelo leite materno, mas sim, pelos alimentos ingeridos pela mãe que passam para o bebê.
Por outro lado, a intolerância alimentar é uma condição mais leve e não possui relação com o sistema imunológico, mas uma dificuldade na digestão de determinados alimentos, causando desconfortos abdominais, diarreia, cólica, entre outros sintomas.
Caso a criança apresente algum desses sintomas, independente da idade, é importante consultar um médico pediatra. Assim, ele poderá diagnosticar a criança e passar o melhor tratamento de acordo com cada caso.
5 receitas de festa junina para quem tem alergia e intolerância alimentar
A alergia e intolerância alimentar é uma condição muito comum e, mesmo com medicação, alguns tipos de alimentos precisam ser evitados ou substituídos para evitar problemas maiores.
E com a chegada das festas juninas dá vontade de comer as comidas típicas desse período, não é mesmo? Mas quem tem alergia e intolerância alimentar não precisa ficar de fora, basta saber como preparar os alimentos da maneira correta. Portanto, veja a seguir, algumas receitas de festa junina adaptadas:
1. Paçoca
Caso a criança tenha alergia ao amendoim, substitua-o por castanhas como caju, amêndoa ou castanha-do-pará. Além disso, utilize leite vegetal (coco, amêndoas, etc.) e use adoçante natural como mel ou agave para adoçar.
2. Cocada
Prepare a cocada utilizando leite vegetal, coco ralado fresco e adoçante natural. Se desejar, adicione frutas secas como damasco ou cranberries para dar um toque ainda mais especial.
3. Arroz-doce
Assim como na cocada, você pode substituir o leite de vaca por leite vegetal no preparo do arroz-doce e utilizar açúcar mascavo ou outro adoçante natural para adoçar. Para um toque especial, adicione canela em pau e raspas de limão.
4. Cachorro-quente
O cachorro-quente é uma comida típica de festa junina que agrada muitas as crianças. Então, no caso de alergia, é possível trocar o pão tradicional por versões sem glúten ou pão integral.
Para deixar o cachorro-quente ainda mais saudável, faça a salsicha caseira utilizando carne magra e especiarias, e sirva-o com salada. Para o purê, lembre-se de substituir o leite integral por versões sem glúten e com menos gordura.
5. Bolo de Milho
Outra comida típica que não pode faltar na sua festa junina é o bolo de milho. E para quem tem alergia é muito simples prepará-lo. Basta substituir a farinha de trigo por farinha de milho ou utilizar uma opção sem glúten. Para adoçar, utilize, agave ou outro adoçante natural.
PlayKids e Festa Junina: Incluindo todos na diversão
Planejar uma festa junina que seja inclusiva e segura para crianças com alergias ou intolerâncias alimentares pode parecer um desafio, mas com as dicas certas e um pouco de cuidado, é totalmente possível criar um ambiente divertido e acolhedor para todos.
Além das adaptações nas receitas, é fundamental comunicar os organizadores da festa – principalmente se for na escola – às necessidades específicas de cada criança. Também é possível preparar lanches em casa para evitar a contaminação cruzada e garantir a segurança alimentar.
E aí, gostou de saber como preparar comida de festa junina adaptada para crianças com alergia e intolerância alimentar? Esperamos que sim! Ah, e não deixe de acompanhar o blog de PlayKids e ficar por dentro de mais conteúdos como esse!
0 comentários